Aviação militar

Redação Publicado em 22/03/2012, às 07h17 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45

BOEING P-8A POSEIDON DECOLA NOS EUA
A Boeing entregou em março último o primeiro P-8A Poseidon à Marinha dos Estados Unidos. O P-8A é a variante militar do 737-800, que será empregado em guerra antissubmarina e antissuperfície, inteligência, vigilância e reconhecimento. É o primeiro de 13 encomendas firmes da Marinha, que planeja comprar até 117 aeronaves do tipo, que substituirão os antigos P-3 Orion. O Poseidon irá operar inicialmente em Jacksonville (Flórida) no treinamento de tripulações.

ESQUADRÃO ORUNGAN COM MAIS UM P-3AM
O Primeiro do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7ºG.Av.) "Esquadrão Orungan" recebeu mais uma aeronave de patrulha marítima P-3AM Orion, modernizada pela Airbus Military. Matriculado FAB 7200, o avião irá unir-se aos outros dois entregues no ano passado (FAB 7201 e 7203) em múltiplas tarefas, entre elas, patrulha marítima, busca e salvamento na extensa área de responsabilidade brasileira no Atlântico Sul, a qual está incluída a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

PERU E BRASIL ASSINAM ACORDOS DE COOPERAÇÃO
Durante visita oficial ao Brasil do ministro da Defesa do Peru, Alberto Otárola, os dois países discutiram formas de cooperação na área militar e de segurança de fronteiras. Na área de aeronáutica foi assinado um memorando de entendimentos com vistas à modernização de aeronaves AT-27 Tucano da Força Aérea do Peru (FAP), processo que deverá incluir transferência de tecnologias de propriedade da Embraer para o Peru. Essa transferência de tecnologias deverá permitir que componentes estruturais dessa aeronave sejam fabricados no Peru. O governo de Lima também tem interesse em adquirir cerca de 10 turbo-hélices EMB-314 Super Tucano e de participar do desenvolvimento conjunto de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Em tempo: o Peru também acaba de receber os três primeiros aviões de combate MiG 29 Fulcrum C modernizados para o padrão SMP (bastante similar ao SMT). Essas aeronaves fazem parte de uma frota inicial de oito exemplares (seis monoplaces e dois biplaces), cujo contrato para modernização assinado em agosto de 2008 com a integradora dos novos sistemas embarcados, a russa RAK MIG, alcança os US$ 107 milhões. Mediante a aprovação do montante financeiro necessário, mais 11 MiG 29 (oito MiG 29S e três MiG 29 SE) deverão ser modernizados.

CAÇAS CHEETAH EM OPERAÇÃO NO EQUADOR
A Ala de Combate Nº 21, unidade da Força Aérea do Equador (FAE), localizada na Base Aérea de Taura, está colocando gradativamente em operação os supersônicos AtlasCheetah comprados da África do Sul. O lote adquirido por US$ 78 milhões é composto por dez Cheetah C (monoplace) e dois Cheetah D (biplace). Rebatendo as criticas oriundas de setores contrários ao negócio firmado com os sul-africanos, o presidente equatoriano, Rafael Correa (foto), reafirmou que o contrato de compra por ele autorizado inclui cinco anos de garantia e a respectiva assistência técnica para os aparelhos. Para que a aquisição desses aviões de combate fosse possível, o Comando da FAE precisou reduzir de 24 para 18 a quantidade de turbo-hélices Embraer EMB-314 Super Tucano encomendados pelo governo equatoriano.

FAB RECEBE MAIS UM BANDEIRANTE MODERNIZADO
O Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), Esquadrão Pégaso, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada em Canoas (RS), recebeu o segundo turboélice C-95 Bandeirante modernizado pela Embraer. O 5º ETA usará a aeronave no cumprimento de um variado leque de missões, incluindo assalto aeroterrestre, infiltração e exfiltração aérea, ressuprimento aéreo, transporte aéreo logístico e evacuação aeromédica. Até 2013, 54 dos 95 aparelhos existentes na frota da FAB serão submetidos à atualização, incluindo os P-95 Bandeirulha. Os dois primeiros exemplares convertidos para o padrão M passarão por um programa de ensaios para posteriormente serem entregues às suas unidades operacionais.

SEGUNDO C-130 ATUALIZADO CHEGA AO CHILE
A Esterline CMC Electronics entregou o segundo avião de transporte C-130H Hercules da Força Aérea do Chile (FACH), modernizado com um novo sistema de aviônicos instalado no cockpit da aeronave. Esses cockpits totalmente digitais são baseados no "Cockpit 9000" da Esterline. Entre os subsistemas integrantes da nova configuração destaca-se o de navegação IntegriFlightT Global Positioning conjugado com um receptor WideAreaAugmentation System (GPS-WAAS). O "Cockpit 9000" proporcionará aos C-130 da FACH compatibilidade para operar dentro do ambiente de aeronavegação civil e capacidades de cumprir tarefas táticas utilizando avançadas e eficientes ferramentas de gerenciamento de missões.

PARAGUAI NEGOCIA JATOS TCHECOS
A Força Aérea do Paraguai abriu negociações para a compra de cinco caças tchecos Aero L-159, avião de combate multifuncional fabricado pela Aero Vodochody. Os aviões custam US$ 8,9 milhões cada. A informação foi confirmada pelo comandante da força aérea, general Felipe Benicio Melgajero. Além das aeronaves, o Paraguai comprou peças sobressalentes e ferramentas para a manutenção dos aviões. O maior atrativo dos L-159 é o custo operacional, cerca de US$ 2 mil por hora. A força aérea paraguaia tem outras ofertas para reequipar sua frota. Há possibilidade da compra dos argentinos Pampa II, de jatos russos e dos brasileiros Super Tucano, da Embraer. As aeronaves são necessárias para controlar o espaço aéreo do país.