Aviação Executiva

Donna Oliveira E Rodrigo Cozzato Publicado em 13/06/2012, às 10h45 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45

HONDAJET SE PREPARA PARA CERTIFICAÇÃO DA FAA
A Honda Aircraft realizou, no fim de maio, o primeiro voo do quarto protótipo do HondaJet, jato da empresa para o setor de aviação executiva. Esse é mais um dos marcos alcançados pelo projeto rumo à certificação final pela FAA (agência norte-americana de aviação). A aeronave, batizada de “F3”, realizou uma série de manobras, como decolagem e subida, operação do trem de pouso, flaps, checagem dos sistemas de voo e aproximação de pouso por instrumentos. O voo teve duração de pouco mais de uma hora e não registrou nenhuma anormalidade, com a aeronave alcançando uma altitude de 11.500 pés a uma velocidade máxima de 313 nós. “O voo inaugural do F3 mostra o avanço constante que obtivemos no sentido de oferecer ao mercado uma aeronave de alta performance, eficiência e conforto, um produto de qualidade incomparável”, afirma Michimasa Fujino, presidente e CEO da Honda Aircraft. O F3 é o quarto protótipo do modelo, uma exigência da FAA. Os demais modelos já alcançaram marcos importantes no processo de certificação, como uma velocidade máxima de 420 nós, altitude de 43 mil pés e uma razão de subida de 3,9 mil pés por minuto.

ANAC CERTIFICA DIVÃ PARA PHENOM 300
A Embraer passa a oferecer para os operadores do Phenom 300 um divã de dois lugares, o que aumenta a capacidade de transporte da aeronave, da categoria light, para até 11 ocupantes. O assento foi FAAcertificado em maio último pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A certificação por FAA e EASA (agências de aviação dos Estados Unidos e da Europa, respectivamente) deve acontecer nos próximos meses. “Essa nova opção responde a solicitações dos nossos clientes e oferece maior flexibilidade de configuração do interior do Phenom 300”, explica Luciano Castro, diretor de Programas da Embraer. Um sétimo assento na cabine e um assento de lavatório com cinto de segurança são outras opções já em operação.

AVIÃO SOLAR FAZ VOO INTERCONTINENTAL
O Solar Impulse, avião movido a energia solar, realizou em maio sua primeira viagem intercontinental, num trajeto entre a Europa e a África. Essa foi a segunda experiência da aeronave e também seu voo mais longo. Em 2011, realizou voo de teste da Suíça para França e, de lá, para a Bélgica. Agora, o Solar Impulse decolou da Suíça rumo ao Marrocos, em trecho de 2.500 quilômetros, sobrevoando os Montes Pirineus e o Mar Mediterrâneo, com escala em Madri, na Espanha, e com tempo total de voo de 48 horas. Os pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg se revezaram no comando da aeronave. O voo serviu como experiência para os controladores da missão, que puderam testar e adequar o Solar Impulse aos padrões internacionais de tráfego aéreo na logística de manutenção.

HELIPONTOS SÃO INTERDITADOS NO RJ
A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram operação conjunta para interditar dois helipontos na zona sul do Rio de Janeiro, no mirante Dona Marta, em Botafogo, e no Morro da Urca. Os locais permanecerão fechados até que os responsáveis se adéquem à legislação vigente. De acordo com o governo estadual, os helipontos não possuem a Licença de Operação (LO), documento emitido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A fiscalização foi intensificada após protesto de moradores, que reclamavam do barulho dos helicópteros numa das regiões mais nobres da capital fluminense, com apoio do secretário do Ambiente, Carlos Minc.

EMPTY LEG NO BRASIL
A Colt Aviation, empresa de fretamentos, inaugura no Brasil o serviço Empty Leg, que permite ao passageiro comprar apenas um trecho, de um aeroporto ao outro, do percurso de uma aeronave fretada. Os horários dos voos não são pré-fixados, mas executados mediante agendamento dos usuários. A modalidade é funcional para quem precisa de flexibilidade, agilidade e economia no translado.