Aviação executiva e geral

Redação Publicado em 13/05/2013, às 13h57 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45

CESSNA FAZ ROLL-OUT DO CITATION X
A Cessna promoveu o roll-out do primeiro protótipo do novo Citation X na sede da empresa, em Wichita, Kansas, nos Estados Unidos. O jato executivo midsize, que foi anunciado em 2010 como atualização do Citation X, está equipado com aviônicos Garmin 5000 (substituindo o Honeywell Primus 2000/Elite presente em versões anteriores) e motor turbofan Rolls-Royce (AE3007C2, um upgrade com novos fans). Mais de 675 horas de voo foram registradas em dois aviões de teste. A certificação está prevista para o final deste ano com entrega ao cliente logo em seguida.

EMBRAER E AGUSTA DESISTEM DE JOINT VENTURE
Embraer e AgustaWestland anunciaram a decisão conjunta de encerrar as negociações de acordo que visava o estabelecimento de uma joint venture no Brasil. O memorando assinado em 21 de janeiro deste ano significava um primeiro passo para a produção dos helicópteros AgustaWestland no país, direcionados tanto para o mercado comercial quanto militar no Brasil e na América Latina.

ALGAR AVIATION LANÇA SELO DE MANUTENÇÃO
A Algar Aviation, membro do Grupo Algar, lançou um selo que estará presente em todas as aeronaves que passagem por manutenção pela empresa. Segundo Rogério Montalvão, diretor-superintendente da Algar Aviation, o selo reforça a qualidade dos serviços. "Estamos comprometidos com todas as ferramentas e métodos do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) que consolidam o padrão de qualidade da aviação mundial", diz Montalvão.

ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO PINTA AS350B3E
Robert Spiegel, empresário norte americano, contratou Romero Britto, artista plástico brasileiro radicado em Miami, para pintar o seu recém-adquirido helicóptero AS350 B3e da Eurocopter. "Eu sempre tive interesse pelas artes, a arte pop em particular, e queria algo vibrante, diferente em meu helicóptero", disse Spiegel.

FISCALIZAÇÃO AUTUA 60 AVIÕES NO RIO
A Anac realizou a 2ª Operação de Fiscalização da Aviação Geral, desta vez em aeroportos do Rio de Janeiro. A ação conjunta com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e a Polícia Federal fiscalizou os aeroportos de Angra dos Reis, Fazenda Pedra Branca, Paraty, Jacarepaguá, Fazenda Portobello e Fazenda Bom Jardim, em Mangaratiba. Durante a operação foram abordadas 92 aeronaves, com emissão de mais de 60 autos de infração pela Anac. O Decea impediu que oito aeronaves prosseguissem com o voo e aplicou 30 autos com infrações de tráfego aéreo. O objetivo da ação é consolidar a doutrina de segurança operacional e de disciplina de voo na aviação geral brasileira.