Aviação comercial

Redação Publicado em 22/05/2012, às 11h46 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45

MUSEU TAM APRESENTA EXPOSIÇÃO DA FOKKER
O Museu TAM apresenta a exposição A saga da empresa Fokker no Brasil e no mundo, com fotos, reportagens, prêmios, entre outros. O relacionamento entre a TAM e a Fokker é estreito. A companhia aérea brasileira adquiriu o primeiro Fokker-27 em fevereiro de 1980. Em 1995, foi a vez de receber os Fokker-50, maiores e mais velozes que os F-27. Mas foi em 1990 que a TAM entrou na era do jato ao receber as primeiras unidades do Fokker-100 (foto), que operaram por 17 anos, até 2007. A exposição fica em cartaz até 31 de maio, no Museu TAM, em São Carlos (SP). Mais informações em www.museutam.com.br.

ATR ENTREGA AERONAVE NÚMERO MIL
A ATR acaba de marcar uma etapa importante em sua história com a entrega da aeronave número 1.000, um ATR 72-600, que pertence à companhia aérea espanhola Air Nostrum. A entrega ratifica o sucesso do programa ATR e da família de aviões ATR 42 e ATR 72. O primeiro número entregue pela empresa foi um ATR 42, em 1985, para a companhia aérea francesa Air Litoral. A entrega da aeronave, que é configurada para 72 passageiros e equipada com dois motores turboélice Pratt & Whitney PW24M, aconteceu em Toulouse, na França, e foi acompanhada por diversos líderes do segmento aeroespacial.

GOL E WEBJET AMPLIAM SLOTS EM CONGONHAS
A Gol e a Webjet receberam 70 novos slots (horários de pouso e decolagem) para operarem no fim de semana no Aeroporto de Congonhas (SP). São 32 para a Gol e 38 para a Webjet. Também participaram do sorteio de slots a Passaredo, que ficou com 16, a TAM, com 15, a Avianca, com 14, e a NHT, com quatro. A Azul, que havia demonstrado interesse em aumentar sua operação em Congonhas, não participou do sorteio e ficou sem novos slots. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foram distribuídos 119 de um total de 227 slots. As companhias começaram as novas operações na segunda quinzena de maio.

BOEING ENTREGA PRIMEIRO 747-8I
A Boeing entregou a primeira unidade do seu novo Jumbo, o 747-8 Intercontinental, para a companhia alemã Lufthansa. Equipado com quatro motores General Electric GEnx-2B, o -8 tem melhorias consideráveis de consumo de combustível e emissões de poluentes se comparado ao seu antecessor, o -400, além de 30% a menos de emissão de ruído. Seu interior foi totalmente redesenhado, dando aos passageiros maior sensação de espaço e conforto, e com aumento do compartimento de bagagens de mão (bin). A Boeing também finalizou seu 737 Next Generation de número 4.000. A aeronave voará nas cores da China Southern Airlines (foto). A família 737 tem 5.550 aviões em serviço, mais de um quarto de toda a frota mundial de jatos comerciais. São 358 companhias aéreas em 114 países voando a aeronave. Ainda sobre a Boeing, a Air Europa encomendou oito unidades do Boeing 787. Cada Dreamliner custou 152 milhões de euros à companhia espanhola.

A QUEDA DO SUPERJET 100
Um Sukhoi Superjet 100-95, matrícula RA-97004, um dos protótipos de demonstração do fabricante russo, bateu contra o Monte Salak, a cerca de 70 quilômetros de Jacarta, na Indonésia, em 9 de maio último. O avião explodiu e os destroços se espalharam em uma área de mata fechada da montanha. A bordo estavam 37 passageiros, seis tripulantes e dois funcionários da Sukhoi. Todos morreram. No último contato do Superjet com o controle do voo, a aeronave foi autorizada a descer do nível 100 para o 060 (seis mil pés). O topo do Salak fica a pouco mais de dois mil metros de altura e a visibilidade era boa no momento do acidente. A Sukhoi informou que os pilotos eram experientes e o comandante possuía mais de 10 mil horas de voo. O Superjet RA-97004 era o quarto protótipo e já tinha mais de 800 horas de voo em mais de 500 ciclos, e não havia registros de problemas técnicos graves desde seu primeiro voo, em 2009. O ministro dos Transportes da Indonésia afirmou que o acidente não infl uenciará na compra de 42 aviões do tipo por duas empresas aéreas do país. Do outro lado do mundo, o Sukhoi Superjet 100 (modelo RRJ-95B) foi certificado pela Dirécion Geral de Aeronautica, a autoridade em aviação do México. A companhia aérea Interjet é o primeiro cliente do SSJ100 na América Latina. A empresa assinou contrato com a Superjet Internacional para a compra de 15 aeronaves desse modelo. A primeira deve ser entregue no final deste ano.

JETSTAR JAPÃO RECEBE PRIMEIRO A320
A Jetstar Japão recebeu seu primeiro A320 (foto) em cerimônia realizada em Toulouse (França), sede da Airbus. A companhia nipônica low-cost vai começar suas operações domésticas em julho. Inicialmente, serão três aeronaves, mas a frota irá aumentar para 24 aviões em três anos. Os A320 foram configurados para 180 passageiros em classe única e equipados com motores IAE V2500. A Jetstar Japão é uma joint venture entre o Grupo Qantas, a Japan Airlines, a Mitsubishi Corporation e Tokyo Century Leasing Corporation. Ao todo, o grupo encomendou 110 aeronaves da Airbus.

TIME TABLE

AZUL VAI PARA PORTO VELHO
A Azul Linhas Aéreas recebeu autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar suas operações diárias em Porto Velho (RO) a partir de 20 de junho. Da capital de Rondônia, os passageiros têm opção de voar direto a Manaus (AM) e Cuiabá (MT), e se conectando a 39 destinos a partir de Campinas (SP). Porto Velho será o 49º destino da Azul no país, atendido pelos E-Jets, da Embraer.

NOVOS VOOS DA TRIP
A Trip Linhas Aéreas liga, desde 13 de maio, Ipatinga (MG) ao Rio de Janeiro (RJ). É o primeiro voo sem escalas entre as duas cidades. As operações são de domingo a sexta-feira, e decolam da cidade mineira às 6h30. O voo de retorno decola do Aeroporto Santos Dumont às 21h26. A companhia também anunciou a ligação sem escalas entre Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).