Aviação comercial

Redação Publicado em 24/04/2012, às 08h33 - Atualizado em 04/05/2015, às 10h45

FOTOS DE 17 MIL FUNCIONÁRIOS
A Turkish Airlines adesivou um Boeing 737-800 com 17 mil fotos dos funcionários - dez deles são brasileiros. Também foram escolhidos colaboradores que já trabalharam para a empresa no passado. O projeto teve como objetivo colocar em prática o que diz o slogan da companhia, "Globally Yours", mostrando que a família Turkish está sempre em serviço em algum canto do planeta. Foram quatro meses para fotografar todas as pessoas. Depois, as fotos foram montadas num grande adesivo em formato de mosaico e aplicadas na fuselagem da aeronave. As imagens foram combinadas com um típico motivo turco semelhante ao usado no interior das aeronaves da companhia, além de projetarem o slogan da companhia. A Turkish Airlines liga Istambul a São Paulo (Cumbica), mas com modelos Boeing 777.

TAM INTEGRA AIRBUS MRO
A TAM MRO (Manutenção, Reparo e Overhaul) é o mais novo membro da rede Airbus MRO, projetada para fornecer aos operadores a mais alta qualidade em manutenção e serviços. A TAM MRO, atualmente, presta serviços para toda a família A320, A330 e A340 em operação na América do Sul. Desde a formação da rede MRO, há sete anos, a Airbus tem trabalhado com oficinas de manutenção de todo o mundo para estabelecer parâmetros eficientes de desempenho e satisfação dos clientes. "Estamos muito orgulhosos da confiança que a Airbus tem demonstrado em nosso trabalho", comemora Luís Gustavo Silva, diretor-executivo da TAM MRO. Fazem parte da rede, entre outros, Air France Industries, Iberia Maintenance, Lufthansa Technik AG e TAP Maintenance & Engineering.

CENTRO TECNOLÓGICO DA BOEING NO BRASIL

A Boeing vai montar no Brasil seu sexto centro global de pesquisa e tecnologia aeroespacial. O foco do núcleo será trabalhar com organizações brasileiras no desenvolvimento de biocombustíveis, modelos de gestão de tráfego aéreo, materiais avançados e biomateriais, além de suporte tecnológico em geral. "É um investimento de longo prazo", diz Donna Hrinak (foto), presidente da Boeing do Brasil. O centro será implantado por Al Bryant, vice-presidente de Pesquisa e Tecnologia do Brasil. "Nessa primeira fase, a Boeing deve investir de US$ 4 a 5 milhões por ano nesse centro, a exemplo do que aconteceu em outros países", estima Bryant. Além do Brasil, possuem centros de desenvolvimento tecnológico Boeing a China, a Rússia, a Índia, a Austrália, a Espanha e os Estados Unidos. Logo após o anúncio do novo centro, Embraer e Boeing assinaram, nos Estados Unidos, um acordo de cooperação para trabalhar em conjunto a fim de beneficiar seus clientes e empresas e a aviação global. "Estamos ansiosos para trabalhar com a Embraer e construir uma relação produtiva que beneficie nossas empresas e nossos países", afirma Jim Albaugh, presidente e CEO da Boeing.

A350 QUASE MONTADO

O protótipo do A350 XWB está na linha final de montagem na fábrica da Airbus, em Toulouse, na França. Nos próximos dias, os 19,7 metros da fuselagem central se ligarão aos 21 metros da fuselagem frontal para, na etapa seguinte, unirem-se à seção traseira, às asas, profundores e leme. O protótipo da aeronave será utilizado para os ensaios estáticos estruturais, dando início ao programa de certificação. Só depois é que o "MSN1" fará seu primeiro voo, no verão europeu. A família A350 terá três versões de passageiros, com alcance superior aos 15 mil quilômetros. O -800 poderá levar até 270 passageiros, o -900, 314, e o -1000, 350. Ainda sobre a Airbus, um A380 da Singapore Airlines (prefixo 9V-SKG), que fazia o voo SQ26, entre Cingapura e Alemanha, sofreu falha no motor nº 3 após três horas da decolagem. A tripulação técnica optou por retornar à cidade de partida, onde o avião, com 430 passageiros, pousou em segurança. A companhia afirmou que a falha no Rolls-Royce Trent 900 será inspecionada em conjunto com a fabricante britânica de motores.