Redação Publicado em 14/10/2011, às 10h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45
Chile aprova Latam, mas impõe condições
O Tribunal de Defensa de la Competencia do Chile (TDLC) autoriza a fusão entre as companhias aéreas TAM e LAN. A aprovação, no entanto, foi considerada complexa pelas duas empresas, pois o tribunal impôs 11 condições para que a fusão seja concretizada, entre elas a transferência de oito slots diários (quatro pousos e quatro decolagens) em Guarulhos a companhias aéreas que desejem voar na rota São Paulo-Santiago; a restrição ao aumento de oferta de assentos nessa rota em voos que decolem 15 minutos antes ou 15 minutos depois daqueles operados em um dos oito slots cedidos; a opção por uma única aliança global - hoje a TAM integra a Star Alliance e a Lan, a Oneworld; entre outras. A fusão ainda precisa passar pela aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Em setembro, a TAM também revisou seu plano de frota para 2012 com redução de 163 para 159 aerona ves.
Fumaça na ala da Passaredo A Passaredo
Linhas Aéreas adesiva um avião em homenagem aos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. A aeronave, um Embraer E-145, recebeu adesivos do aniversário do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB (Força Aérea Brasileira), dos aviões voando em formatura e também dos antigos aviões que integraram o EDA. O tenente-coronel Wagner Esteves, comandante do esquadrão, diz que a parceria com a Passaredo cobre três pilares da aviação brasileira: "A aviação militar, a aviação civil e a indústria aeronáutica". José Luís Felício Filho, diretor-presidente da Passaredo, também comemora a aproximação com a Esquadrilha. "Era um sonho antigo da empresa", diz. Após a apresentação do avião com a nova pintura, houve um voo de demonstração sobre a cidade de Ribeirão Preto, sede da empresa, na companhia dos aviões da Esquadrilha, que voou em formação durante todo o tempo. A aeronave especial escolhida pela Passaredo foi o E-145 de prefixo PT-PSS, que já está em operação na malha da companhia aérea.
Aproximação direta ao Santos Dumont
O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) agiliza os procedimento de pouso no aeroporto Santos Dumont (RJ) e aumenta a comunicação entre controle e helicópteros que operam na Bacia de Campos (RJ). Na capital fluminense, o órgão lançou procedimentos e cartas de aproximação que poderão aumentar o fluxo de pousos por hora ao conduzir os aviões de forma mais direta à cabeceira da pista em aproximações não alinhadas. Fez isso aumentando o número de referências visuais. Já em Campos, onde o tráfego de helicópteros off-shore é intenso, a novidade é o sistema ADS-B (serviço de vigilância dependente automática por radiodifusão), que entrará em fase de testes em 2012. Ele propicia o envio de informações do perfil do voo, como altitude, velocidade e posição, para antenas nas plataformas, e de lá para o controle em Macaé. Com isso, os controladores de voo obtêm a posição dos helicópteros em tempo real pelas telas dos radares. A partir de 2014, somente aeronaves equipadas com ADS-B poderão operar na região.
Interditado durante a madrugada
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), ficará totalmente interditado durante a madrugada por nove meses para recapeamento da pista, implantação do grooving (sistema de ranhuras na pista que ajuda na frenagem das aeronaves) e instalação de nova iluminação, já se preparando para a operação do ILS CAT III, que permite pousos e decolagens em situação de baixa visibilidade. As obras de revitalização, iniciadas em setembro, serão suspensas em feriados prolongados, como no fim do ano.
Computação nas nuvens
A Gol Linhas Aéreas cria uma solução inovadora de entretenimento de bordo. O sistema permite aos passageiros acessar conteúdos off-line variados durante o voo utilizando aparelhos próprios, que podem ser smartphones, tablets e notebooks. Batizado de "Gol no ar", o sistema funciona como uma intranet via Wi-ficom notícias, artigos de jornais e revistas, boletins de rádio, programas de TV, esportes, canais de músicas e jogos, entre outros. O conteúdo, que é fornecido por veículos como Sportv, rádio CBN e revista Coquetel, é atualizado a cada pouso em um dos dez aeroportos que contam com o sistema: Congonhas e Cumbica (SP), Santos Dumont e Tom Jobim (RJ), Confins (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belém (PA) e Fortaleza (CE). A tecnologia está disponível em 35 aviões em 250 voos diários, e deve chegar a 380 voos até o fim do ano - a Gol planeja equipar toda a frota com a solução até o fim de 2012. No futuro, o sistema permitirá interação entre os passageiros do voo, como jogos e chats. "Também poderemos monitorar o comportamento de nossos passageiros e oferecer conteúdos de acordo com as preferências do público", diz Ubiratan da Motta, diretor de Inovação e Novos Negócios da Gol.
Falcão-robô afugenta aves
Um falcão-robô está em testes no aeroporto de Joinville (SC) para diminuir a incidência de colisões entre aeronaves e aves. O aeromodelo pintado como um falcão-peregrino simula o comportamento de uma ave de rapina, dando rasantes para espantar pássaros como quero-queros, urubus e garças, que fazem de Joinville o aeroporto com o maior número de bird strike do país. O aeromodelo, que tem 1,6 metro de envergadura, atua entre 7h e 18h e é controlado por um funcionário, que fica ao lado da pista.
Maior operadora de ATR do mundo
A Trip Linhas Aéreas acaba de comprar 18 novos turbo-hélices ATR 72-600 - com a opção de compra de outras 22 unidades. Com a negociação, avaliada em US$ 903 milhões, a principal empresa regional brasileira se torna a maior operadora de ATR no mundo. Hoje a companhia aérea regional tem 48 aviões em operação dos modelos 42 e 72, além de nove E-Jets da Embraer. A Trip também acaba de trazer para o Brasil o primeiro simulador de ATR da América Latina, com nível D de fidelidade, instalado em sua sede, em Campinas (SP), com um investimento de cerca de US$ 15 milhões. Segundo o presidente da Trip, José Mario Caprioli, a parceria operacional com a TAM, que prevê o uso da mesma plataforma de venda de bilhetes e a definição conjunta das malhas, deve estar oficializada ainda em 2011. "A parceria societária ainda está em estudo. Se as conversas avançarem, a TAM terá participação acionária e direito a voto na Trip. O IPO (oferta pública inicial de ações em bolsa) não está descartado", informa Caprioli.
TIME TABLE AZUL Cria a sétima frequência entre Viracopos, em Campinas, e o Tom Jobim, no Rio de Janeiro, de segunda a sábado, e inaugura voos para Manaus (diário), Porto Alegre (diário, exceto domingo) e Vitória (diário, exceto sábado). Em 10 de setembro, iniciou operações de Viracopos, em Campinas, para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com dois voos diários durante a semana e um aos fins de semana. TRIP Passou a operar em setembro voos diários entre Porto Seguro e Salvador, na Bahia, trecho antes operado somente aos fins de semana. Ainda na Bahia, abriu rota que liga Salvador a Lençóis, às quintas-feiras e aos domingos. PASSAREDO Implantou rotas interligando Juazeiro do Norte a Fortaleza, no Ceará, a Salvador e Vitória da Conquista, na Bahia, e a São Paulo, São José do Rio Preto e Guarulhos, em São Paulo. De Fortaleza, os voos partem todos os dias para os seis destinos às 6h02. A única exceção é para a cidade de São José do Rio Preto, que não tem voos aos sábados. Já os voos partindo de Juazeiro do Norte com destino a Fortaleza decolam às 23h20. Para Salvador, os voos partem às 7h e de lá seguem para Vitória da Conquista, São Paulo e demais conexões. As aeronaves utilizadas são os jatos Embraer E-145, de 50 lugares. |