Embraer realiza venda inédita do Ipanema 203 com apoio do Programa Fundo Clima com foco em sustentabilidade
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 01/08/2024, às 18h00
A divisão de aviação agrícola da Embraer realizou no mês passado a primeira venda de um Ipanema 203 movido a etanol por meio do Programa Fundo Clima, na modalidade “Fundo Clima Automático”.
O modelo de financiamento prevê apoio à aquisição de máquinas e equipamentos relacionados à redução de emissões de gases poluentes, como por exemplo, aeronaves movidas a alcool.
De acordo com o programa, que é incentivado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), as taxas são mais atrativas quando comparadas a outras linhas de financiamento disponíveis no mercado, em torno de 10% ao ano.
“É uma imensa satisfação ver que nossa solução para uma agricultura de baixo carbono conta com uma opção estratégica de financiamento dedicada a este fim. Seguimos trabalhando incansavelmente para oferecermos sempre as melhores opções para os nossos clientes”, ressalta Sany Onofre, líder da Aviação Agrícola da Embraer.
A entrega da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2024.
O Ipanema 203 é o único avião agrícola produzido no Brasil e tem grande presença no agronegócio nacional, atendendo desde pequenos produtores até grandes áreas de plantio, detendo aproximadamente 60% de participação no mercado nacional.
Movido a etanol, o Ipanema 203 tem ampla utilização para pulverização de produtos sólidos ou líquidos, químicos ou biológicos, como lançamento de sementes, água e defensivos. Segundo a Embraer, o avião também realizou uma série de testes para homologar a primeira metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil, em um projeto pioneiro coordenado pela Koppert, líder global no desenvolvimento e produção de bioinsumos para agricultura.