O domínio dos turboélices foi ampliado na aviação agrícola brasileira
Por Marcel Cardoso Publicado em 19/01/2024, às 19h00
A aviação agrícola brasileira teve o incremento de 149 novos aviões de três fabricantes em 2023.
Foram 75 unidades da norte-americana Air Tractor, dos modelos AT-402B, AT-502A (XP), AT-502B, AT-602B e AT-802A, 65 do modelo Ipanema 203, da Embraer, e nove turboélices da Thursh Aircraft.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), os números preliminares do total da frota aeroagrícola do país, estimada em mais de 2.600 unidades, reafirmaram o maior crescimento da frota de turboélices, por serem aeronaves de maior capacidade e rendimento, ideais para áreas maiores.
A entidade também informou que segundo estimativas próprias, entre 25% e 30% das aplicações em lavouras brasileiras são feitas por aeronaves, atualmente, o que soma cerca de 100 milhões de hectares em todas as fases de manejo das plantações, em 24 estados.