Recomendação especial no treinamento de prevenção e recuperação de atitudes incomuns em voo
Por Ernesto Klotzel Publicado em 09/05/2017, às 15h00 - Atualizado às 15h04
Os operadores de aviões de negócios precisam se concentrar nos stalls a grande altitude quando estão treinando as técnicas de “prevenção e recuperação de atitudes anormais” (UPRT).
O efeito da menor densidade do ar sobre o desempenho e a aerodinâmica de um avião em grande altitude, pode provocar uma instabilidade não esperada por pilotos que não têm experiência em voar sem o piloto-automático, já que acima do FL290 (29.000 ft ou 8.850 m) se obedece ao protocolo de Separação Mínima Vertical reduzida (RVSM).
O acidente causado pela perda de controle sobre o Mar da Arábia, em janeiro, envolvendo um Bombardier Challenger 604 em FL340 (10.400 m) reforça essa necessidade: o Challenger rolou diversas vezes após o encontro com o vórtice de um Airbus A380 e, segundo informações, perdeu 10.000 pés (3.000 m) de altitude antes da recuperação. O episódio causou ferimentos sérios nos passageiros e a desativação definitiva do Challenger, por danos sofridos ao exceder limites operacionais.
Quando executadas com perfeição, as “recuperações a grandes altitudes são lentas e suaves”.