Austrália recebe Apaches dos EUA e amplia dissuasão no Indo-Pacífico

Austrália recebe os dois primeiros helicópteros de ataque AH-64E Apache em um cenário de escalada de tensões no Indo-Pacífico

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/10/2025, às 09h10

Novos Apache fazem parte de um pedido de 29 aeronaves para substituir a frota de Tiger - Divulgação

O Exército da Austrália recebeu seus dois primeiros helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache. As aeronaves chegaram à Base da RAAF em Townsville, no estado de Queensland, segundo o Departamento de Defesa australiano. Outras duas unidades devem ser entregues até o fim do ano.

A encomenda faz parte da aquisição de 29 Apaches, decidida em 2021 no âmbito do programa Armed Reconnaissance Helicopter, que substituirá os 22 Airbus Helicopters Tiger, aposentados após problemas de manutenção ao longo da carreira. Quatro novos AH-64E devem chegar em 2026.

Os helicópteros foram transportados por um cargueiro estratégico Boeing C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos, com os rotores removidos para o translado. Após o desembarque, os componentes foram reinstalados em solo australiano.

Infraestrutura e treinamento

O governo australiano está conduzindo obras de modernização em Townsville para receber a frota. Tripulações locais realizaram treinamentos junto ao Exército dos Estados Unidos, e equipes de voo e solo já estão qualificadas no modelo.

Além das operações terrestres, a expectativa é de que os Apaches possam atuar a partir dos navios de assalto anfíbio HMAS Canberra e HMAS Adelaide. Ensaios preliminares de pouso em navio já foram conduzidos por unidades norte-americanas.

Boeing Aviação Militar Austrália helicóptero AH-64E Apache aeronaves de ataque HMAS Canberra Townsville Exército da Austrália substituição Tiger HMAS Adelaide