ATR e Safran desenvolvem tecnologia que analisa pousos duros

Tecnologia permite análise de dados dos pousos, o que pode acelerar a manutenção das aeronaves

Marcel Cardoso Publicado em 13/05/2022, às 06h25

Tempo de análise pode ser reduzido de mais de sete dias para apenas uma hora - Barthe Pierre

A ATR e a Safran Landing Systems, empresa que atua em sistemas de pouso e frenagem, desenvolveram o chamado 'Smart Lander', um serviço de diagnóstico de trem de pouso que usa conhecimento de última geração em análise de dados para otimizar os tempos de resposta do fabricante em caso de pousos duros e permitir que as aeronaves sejam rapidamente colocadas novamente em operação comercial. 

Com base em centenas de milhares de simulações de pouso duro, o Smart Lander emite recomendações às companhias aéreas sobre as ações de manutenção a serem tomadas de acordo com a intensidade do pouso e para o nível de carga sustentado pelo trem de pouso. As aeronaves podem, posteriormente, ser autorizadas a continuar suas operações comerciais ou ser enviadas para uma base de manutenção. Esse processo, antes feito em mais de sete dias, leva menos de uma hora.

"Nosso antigo processo pode levar de dez a vinte dias úteis. (...) Com o Smart Lander, poderemos reduzir maciçamente nossos tempos de resposta, aumentando assim a disponibilidade de aeronaves, reduzindo custos para os clientes e aumentando a satisfação do cliente, mantendo o mesmo nível de qualidade de análise”, segundo o vice-presidente sênior de suporte e serviços da ATR, David Brigante.

No Brasil, a Azul Linhas Aéreas, a Passaredo Linhas Aéreas e a MAP Linhas Aéreas operam voos com aeronaves do fabricante europeu.

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