ATR da Voepass (Passaredo) caiu próximo de Campinas

ATR 72-500 da Voepass seguia Cascavel para Guarulhos, com 62 pessoas a bordo

Por Edmundo Ubiratan e Marcel Cardoso Publicado em 09/08/2024, às 14h13 - Atualizado em 10/08/2024, às 11h05

A aeronave estava em operação na companhia aérea há quase dois anos - Reprodução/Redes Sociais

Um ATR 72-500 da Voepass Linhas Aéreas caiu, na tarde desta sexta-feira (9), após perder o controle enquanto sobrevoava o município de Vinhedo, no entorno do aeroporto internacional de Viracopos, no interior paulista.

O acidente aconteceu por volta das 13h20 (Brasília). A aeronave de matrícula PS-VPB estava em operação comercial desde junho de 2010 e pertencia à frota da companhia aérea desde setembro de 2022. Ela seguia de Cascavel (CAC), no oeste do Paraná, para o aeroporto de Guarulhos (GRU), com quatro tripulantes e 58 passageiros. 

Here's the moment VoePass crashed in Vinhedo, São Paulo, Brazil. Source: @Digo_2000i9 #Aviation #Brazil #PlaneCrash https://t.co/P35eScTpSg pic.twitter.com/Gf10dQ9yNL

— RadarBox (@RadarBoxCom) August 9, 2024

A Força Aérea Brasileira emitiu a seguinte nota: A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência".

Em nota, a Voepass confirmou o número de pessoas a bordo e informou que está tomando as medidas necessárias para apoio e assistência aos passageiros, tripulantes e seus familiares.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lamentou o acidente e disse que está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes, além de acompanhar os desdobramentos das investigações do Cenipa.

Our heartfelt condolences to all those affected by the crash of Voepass flight 2283 en route between Cascavel and São Paulo Guarulhos.

— IATA (@IATA) August 9, 2024

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) também se manifestou: "Nossas sinceras condolências a todos os afetados pela queda do voo 2283 da Voepass, em rota entre Cascavel e São Paulo/Guarulhos".

[🔵press release] ATR has been informed that an accident occurred in Vinhedo, Brazil involving an ATR 72-500. Our first thoughts are with all the individuals affected by this event. The ATR specialists are fully engaged to support both the investigation and the customer.… pic.twitter.com/GZqYZvLIpm

— ATR (@ATRaircraft) August 9, 2024

A ATR emitiu nota dizendo: "Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Os especialistas da ATR estão totalmente engajados em apoiar a investigação e o cliente."

Acidente passageiros Voepass ATR Guarulhos São Paulo Tripulantes Cascavel GRU CAC Vinhedo

Leia também

Quatro aeroportos voltarão a ter voos da Voepass
Sedes da Gol, Latam e Voepass foram visitadas por deputados federais