Cúpula promovida pela ICAO na Arábia Saudita buscou alternativas para aumentar a resiliência da aviação em eventuais novos surtos de saúde
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/05/2024, às 13h38
A Arábia Saudita sediou a edição 2024 do Facilitation Global Summit, da ICAO, que debateu processos implementados para melhorar a prevenção e gestão de riscos à saúde pública na aviação e para construir processos de resiliência para surtos no futuro.
A cúpula debateu os efeitos da crise sanitária iniciada em 2020 e que teve forte impacto no setor aéreo. Além disso, foram tratados demais temas como colaboração na aviação por meio de parcerias globais, inovação, viagens aéreas sustentáveis e intercâmbio cultural.
Com mais de 500 líderes da aviação presentes, o Facilitation Global Summit contou com trinta palestrantes que exploraram questões e desafios chaves no transporte aéreo internacional em todo o mundo.
Os painéis trataram de temas dentro de toda a cadeia de valor e indústrias adjacentes para oferecer intercâmbio de conhecimentos e oportunidades de negócios. A cúpula fez parte do Fórum de Aviação do Futuro, também da ICAO, que contou com a presença de mais de 8.500 pessoas, incluindo 31 ministros e mais de 77 executivos de órgãos reguladores da aviação civil.
A Arábia Saudita tem ampliado sua presença no setor aéreo, dentro do projeto de renovação da economia e estabelecimento de bases para um novo destino turístico e de negócios no Oriente Médio.
“A seleção de Riad para sediar o Facilitation Global Summit da ICAO reconheceu as contribuições excepcionais do Reino [saudita] para a comunidade internacional de aviação. A cúpula proporcionou uma plataforma valiosa para compartilhar as iniciativas sauditas que melhoram a experiência do passageiro”, destacou Abdulaziz Al-Duailej, presidente da GACA, S.E.