Arábia Saudita autoriza Riyadh Air a operar voos comerciais

A Riyadh Air obteve o Certificado de Operador Aéreo e está apta a operar voos comerciais

Por Marcel Cardoso Publicado em 11/04/2025, às 09h12

Os primeiros voos comerciais irão acontecer nos próximos meses - Reprodução

A Riyadh Air anunciou na última terça-feira (8), que recebeu o Certificado de Operador Aéreo  da agência reguladora da aviação civil da Arábia Saudita, a GACA, autorizando oficialmente a companhia a operar voos comerciais.

O processo de certificação envolveu auditoria da GACA nas aeronaves, sistemas técnicos, prontidão operacional, equipamentos e qualificações das equipes de voo e de solo da empresa, que informou que o mais recente feito atesta que a empresa cumpre integralmente os regulamentos de aviação sauditas, os padrões internacionais e os requisitos de segurança previstos na Convenção de Chicago sobre aviação civil internacional.

A emissão do Certificado de Operador Aéreo pela GACA à Riyadh Air representa um marco significativo dentro da estratégia de Aviação Saudita. A Riyadh Air aumentará a concorrência, oferecerá maior valor e opções aos viajantes, e melhorará a conectividade nacional e internacional”, disse Abdulaziz Al-Duailej, presidente da GACA.

A expectativa é que a companhia aérea opere voos para mais de cem destinos até 2030. O plano é apoiado por um pedido de mais de 132 aeronaves. A empresa projeta a geração de mais de 200.000 empregos diretos e indiretos, além de uma contribuição estimada de US$ 19,9 bilhões (R$ 116 bilhões) ao Produto Interno Bruto (PIB) não petrolífero da Arábia Saudita.

Riyadh Air Gaca Certificado de Operador Aéreo PIB não petrolífero Arábia Saudita novas companhias aéreas 2025 crescimento da aviação 2025 destinos internacionais Riyadh Air setor aéreo saudita companhia aérea saudita carga aérea Arábia Saudita aviação na Arábia Saudita AOC Riyadh Air voos comerciais Arábia Saudita expansão da aviação saudita licenciamento de companhia aérea

Leia também

Riyadh Air compra 60 aeronaves A321neo da Airbus
Nova companhia saudita dará nome ao estádio do Atlético de Madrid