Arábia Saudita abriu seu espaço aéreo para todas as companhias aéreas, sem discriminação
Marcel Cardoso Publicado em 15/07/2022, às 08h37
O espaço aéreo da Arábia Saudita será aberto para todas as companhias aéreas, inclusive para Israel, sem citá-lo diretamente, o que pode indicar que as relações diplomáticas entre os dois países podem estar, de fato, sendo estreitadas pela primeira vez na história.
— هيئة الطيران المدني (@ksagaca) July 14, 2022
O anúncio foi feito por autoridades sauditas na noite de ontem (14), citando convenções internacionais que proíbem discriminação entre aeronaves civis, como a de Chicago, de 1944, que criou a Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) e que foi ratificada pelo Brasil em 1946.
Em comunicado, a Autoridade Geral da Aviação Civil da Arábia Saudita (Gaca) disse que “a decisão irá complementar os esforços que visam consolidar a posição do reino (Arábia Saudita) como um hub global que conecta três continentes e melhorar a conectividade aérea internacional”.
Na prática, a decisão encurtará, por exemplo, a distância dos voos entre a Ásia e Israel, evitando longos desvios, além de representar mais economia em tempo e em custos para as companhias aéreas, especialmente para a El Al, a principal do país.
Israelenses e sauditas nunca tiveram relações diplomáticas. Os árabes não reconhecem Israel como Estado, mas os dois lados atuam juntos nos temas ligados à segurança.