O Antonov An-38 foi criado ainda no período soviético, mas obteve apenas 11 vendas até a invasão da Ucrânia, em 2022
Por Marcel Cardoso Publicado em 24/06/2024, às 08h44
O primeiro voo do Antonov An-38 completou trinta anos, ontem (23), o que ocorreu na ocasião cerca de seis anos antes da obtenção de sua certificação internacional, o que aconteceu em abril de 2000.
O An-38 é uma versão de maior capacidade e com algumas melhoraias do An-28, desenvolvido nos anos 1970, ainda no período soviético e produzido até meados de 1993. O An-38 surgiu durante a visita de executivos à Índia, em 1989, onde foi constatada a viabilidade de um modelo turboélice na faixa de 25 a 30 assentos e alcance na ordem de 600 quilômetros. Na ocasião a Índia ainda carecia de grande infraestrutura e aviões robustos eram necessários em diversas rotas. Assim, a Antonov, ainda soviética, fez a apresentação do An-38 durante o Paris Air Show de 1991.
O An-38 possui fuselagem alongada, com 15,67 metros, ante 13,10 metros do seu antecessor, além de oferecer maior eficiência no consumo de combustível e maior conforto na cabine e no cockpit. O ruído interno também é melhor, graças um sistema de isolamento acústico mais amplo. A capacidade máxima é até 27 passageiros e 2.500 kg de carga, mas com alcance limitado a 600 quilômetros. A maioria das peças era fabricada na Ucrânia e na Bielorrússia.
Apenas onze unidades foram fabricadas e aproximadamente duas estão em operação atualmente. As dificuldades técnicas e financeiras vivenciadas pela Antonov após o fim do regime soviético levaram a empresa jamais conseguir produzir nenhum aviõao em larga escala.
O An-28 também foi a base para o PZL M28 Skytruck, produzido pela polonesa PZL Mielec e que somou mais de 200 unidades produzidas até o momento.