Anac lança questionário para conhecer demandas da aviação desportiva

A Anac preparou um questionário com 22 questões para conhecer perfil dos usuários e requisições da aviação desportiva brasileira

Por Micael Rocha Publicado em 18/03/2024, às 12h00

Objetivo do roadmap é estabelecer estratégias regulatórias para o setor de aeronaves de pequeno porte - Divulgação Inpaer

A ANAC lançou um questionário para conhecer demandas específicas dos operadores de Aeronaves Leves Esportivas (ALE) e nortear as ações regulatórias no Brasil. A categoria de entrada da aviação geral é vista com atenção pela agência, que busca criar regras mais claras e simples.

Fazendo parte do grupo de regulados pela agência desde 2011, os aviões da categoria ALE (também conhecidas como LSA, de Light Sport Aircraft, em inglês), são classificados como especiais ou experimentais e seguem regras específicas e, apesar de não haver uma certificação, cumprem as normas consensuais dos fabricantes.

O objetivo do questionário é ouvir o maior número possível de regulados, tais como fabricantes, pilotos, proprietários de aeronaves, aeroclubes, associações, centros de instrução e organizações de manutenção. Para isso, a ANAC criou um banco de perguntas composto por 22 questões.

Segundo a agência, a expectativa é de que, pelo menos, 500 pessoas respondam à pesquisa. As respostas serão recebidas até o dia 26 de abril e podem ser respondidas clicando aqui.

Há vários anos a ANAC tem se aproximado do setor para buscar uma relação saudável entre operadores e as regras legais para operação de aviões experimentais e leves no Brasil.

Anac LSA ALE Light Sport Aircraft aeronave leve esportiva ROADMAP QUESTIONÁRIO

Leia também

Novo ultraleve avançado Pegaso 2018 entra em produção
Primeiro avião mexicano é certificado