ANAC desmente fake news sobre permissões para pilotos de eVTOL

ANAC negou que tenha concedido primeiras permissões para pilotos de eVTOL no Brasil

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/08/2024, às 09h00

Dentre as que supostamente teriam recebido as permissões, estariam quatro funcionários de empresa que importa e distribui drones - Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil informou ontem (13), que não habilitou nenhum piloto para as futuras aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) ao contrário do que foi divulgado em uma reportagem veiculada no portal R7.

A publicação disse que a autarquia teria concedido as primeiras permissões para dez pessoas, dentre elas, quatro funcionários da empresa GoHobby, que atua na importação e distribuição de drones no Brasil e em outros países latino-americanos.

Procurada por AERO Magazine, a ANAC informou que o ocorreu foi a emissão de uma autorização especial para que algumas pessoas pudessem operar a aeronave durante o período de certificação e demonstrações técnicas e comerciais desse modelo de aeronave que, na verdade, está sendo certificada como Remote Pilot Aircraft System (RPAS), popularmente conhecida por drone, e não como eVTOL.

As diretrizes normativas elaboradas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a habilitação e formação de pilotos de eVTOL ainda estão em fase de elaboração. A Agência abriu a Consulta Setorial nº 3/2024, para receber contribuições de participantes da aviação civil e da sociedade sobre proposta regulatória versando sobre o tema. A consulta já foi concluída e as contribuições recebidas estão atualmente em análise pela Agência”, disse a nota.

A autarquia acrescentou que a autorização especial serve justamente para que os pilotos possam voar sem licença e habilitação com o objetivo de realizar testes e voos necessários para a realização do processo de certificação da aeronave e que a Gohobby conseguiu autorização especial para que algumas pessoas possam atuar como pilotos desses veículos exclusivamente para a campanha de certificação da aeronave e demonstrações técnicas e comerciais inerentes a essa campanha/processo.

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