Aprovação concedida em Aracaju permite operação de drones sobre pessoas em rota específica
Por Micael Rocha Publicado em 05/11/2024, às 05h00
A Anac aprovou, no último dia 24 de outubro, uma isenção permanente para que uma empresa operadora de drones possa realizar voos sobre pessoas sem anuência. A autorização é a primeira no Brasil concedida de forma permanente para operações sobre áreas com público.
A empresa, que já operava temporariamente com um modelo de drone desde 2023, agora ampliou a autorização para incluir dois modelos usados em entregas leves. As operações ocorrerão sobre a ponte Godofredo Diniz, em Aracaju, em Sergipe e a rota pode ser ajustada, respeitando os critérios de segurança determinados.
O órgão regulador também informou que para garantir a segurança da operação, a empresa demonstrou o cumprimento de várias exigências, incluindo o uso de paraquedas em caso de falhas dos motores do equipamento. A Anac considerou essas medidas de segurança essenciais na avaliação para conceder a isenção, assegurando proteção ao público e à segurança aérea.
A Anac esclareceu também que a aprovação reflete o avanço na regulamentação de drones no Brasil, objetivando um equilíbrio entre inovação e segurança. Com a isenção permanente, a agência reduz o volume de revisões administrativas para operações similares, o que contribui para maior eficiência e previsibilidade no setor.