Americanos se preocupam com investimentos chineses na aviação do seu país

A Segurança Nacional dos Estados Unidos pode estar sendo minada

Por Ernesto Klotzel Publicado em 03/04/2017, às 12h36 - Atualizado às 12h39

Os chineses aumentaram seus investimentos no setor da aviação comercial dos Estados Unidos na última década, despertando preocupações por este fato poder solapar a segurança nacional da americana.

Desde 2005, chineses promoveram fusões ou aquisições de 12 empresas aeronáuticas dos Estados Unidos, criaram três joint ventures, e se envolveram em outras nove transações ou acordos não concluídos – o que equivale a cerca de um ou dois investimentos por ano. O que preocupa as autoridades é a transferência involuntária de tecnologia que poderia minar a segurança nacional dos EUA e sua competitividade.

Por enquanto, os investimentos se concentram na aviação geral, cuja tecnologia não chega a preocupar, mas sabe-se que a China tem como meta o desenvolvimento de uma indústria aeronáutica de competitividade global. Alguns analistas já se preocupam com a transferência da tecnologia dos motores e aviônicos presentes no COMAC C919, fruto de joint ventures com empresas ocidentais. Outros acham que a transferência de tecnologia é improvável, tendo em vista dos controles de exportação dos Estados Unidos.

COMAC C919