American Airlines usará manuais eletrônicos

Os eManuals melhoram a eficiência operacional para comissários de bordo

Redação Publicado em 12/09/2014, às 09h00 - Atualizado às 07h53

A American Airlines que num passado recente foi a primeira empresa aérea americana a adotar o uso de manuais eletrônicos no cockpit, se torna também pioneira no uso de eManual para comissários.

Os comissários de bordo começaram a usar eManuals através de um tablete após um período de seis meses de avaliação e testes, supervisionado pela FAA. Além do manual, o tablet oferece atualizações em tempo real aos comissários sobre clientes premium, refeições especiais, portões de conexão, serviços especiais e outras informações.

“A acessibilidade e a funcionalidade que o tablet oferece a nossos comissários de bordo melhorarão bastante o ambiente de trabalho”, afirma Hector Adler, vice-presidente de Serviço de Bordo da American Airlines. “O tablet nos permite reduzir nossa dependência de produtos em papel e compartilhar informações importantes de segurança com nossos comissários de voo com mais agilidade”.

Outra vantagem do manual eletrônico é a redução do peso abordo, já que não é necessário imprimir e enviar atualizações para manuais de comissários de bordo, gerando uma economia de US$ 300 mil por ano.

Como resultado, os comissários agora podem atualizar seus manuais em questão de minutos e procurar itens em segundos, aumentando a eficiência do trabalho. O manual impresso tinha 2,5 kg, enquanto o tablet de 5,3” peso pouco gramas, o que ajudará a empresa economizar US$ 650 mil em combustível anualmente com base nos preços atuais.