American Airlines empurra a volta do 737 MAX para setembro

Questões sobre quando o avião retornará ao serviço continuam em aberto

Por Santiago Oliver | Fotos: Divulgação Publicado em 10/06/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h20

A American Airlines esperava que o 737 MAX voltasse a voar em 19 de agosto, mas manteve o cancelamento de todos os voos programados para o modelo até o dia 3 de setembro. A mudança representa um impacto de mais 115 voos por dia, que deveriam ser realizados pelos atuais 24 aviões do tipo na frota.

As Southwest Airlines e United Airlines também removeram a aeronave de cronogramas até agosto. De acordo com o Scott Kirby, presidente da United, a empresa ainda deve aguardar algumas semanas antes de decidir se cancelará os voos para além de 3 de agosto.

Embora a Boeing tenha concluído uma atualização de software para a família 737 MAX, as agências reguladoras de todo o mundo ainda devem revisá-lo e testá-lo, antes de aceitarem recertificar a aeronave.

A agência norte-americana de aviação civil, a FAA, afirmou recentemente que não poderia afirmar quando o avião retornaria a operação normal. “O que eu tenho certeza é que a aeronave não vai voar novamente até que tenhamos certeza de que está segura e passou por um processo de revisão adequado com as agências reguladoras”, disse Daniel Elwell, administrador em exercício da FAA.

Boeing 737 MAX Acidente American Airlines FAA 777 United Airlines 787 Lion Air Ethiopian Southwest Airlines 787-10