ALTA concede bolsas de estudo para mulheres

Iniciativa da ALTA concede bolsas de estudo para mulheres no setor de manutenção aeronáutica

Por Marcel Cardoso Publicado em 08/03/2024, às 19h18

Mulheres se tornam uma presença cada vez mais comum em todas as áreas da aviação - Dassault/A.Daste

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) anunciou hoje (8), o lançamento do programa “Girls with Goals", voltado à concessão de bolsas de estudo para o desenvolvimento de mulheres no setor de manutenção aeronáutica.

O grupo responsável pela iniciativa foi formado em uma conferência realizada em 2023, cuja missão é executar ações que contribuam para um setor mais diversificado e inclusivo, estimulando o interesse de jovens mulheres pela área e apoiando sua formação acadêmica e profissional.

Jorge Valverde, gerente geral adjunto da ALTA disse: "Ao longo dos anos, temos visto uma busca progressiva das mulheres em se especializarem como técnicas de manutenção de aeronaves, mas ainda temos um espaço muito importante para crescimento e iniciativas como essa são fundamentais”.

A última pesquisa global da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) sobre a situação profissional da aviação por gênero revela que a participação de mulheres que trabalham como pilotos, controladores de tráfego aéreo e técnicos de manutenção aumentou em todo o mundo, de 4,5% em 2016 para 4,9% em 2021.

Por sua vez, um estudo da Boeing revelou recentemente que a América Latina e o Caribe precisarão de 41.000 novos técnicos aeronáuticos nos próximos 20 anos. 

aviação América Latina Manutenção Alta Programa Setor Aéreo Mulheres bolsa de estudo

Leia também

América Latina viu tráfego de passageiros ter nova alta em 12 meses
Super Bowl LVII teve sobrevoo de caças pilotados por mulheres