Airbus testa tecnologias de um caça no A320

A Airbus modificou um A320 com o nariz de um Eurofighter para testar o radar AESA-MK1

Por Gabriel Benevides Publicado em 30/01/2025, às 16h51

O uso do A320 para os testes facilita a certificação do radar AESA-MK1 - Airbus/Divulgação

A Airbus realizou o primeiro voo com um A320 equipado com o radar AESA utilizado no Eurofighter Typhoon. O projeto, que modificou todo o radome original do A320, que recebeu basicamente o mesmo nariz do caça, visa testar e aprimorar o novo radar AESA-MK1 (Active Electronically Scanned Array) que deverá modernizar a frota de Typhoon.

O voo ocorreu no último dia 21 de janeiro, o projeto visa testar e aprimorar o novo radar AESA-MK1 (Active Electronically Scanned Array) destinado aos caças Eurofighter. Além da participação da Airbus, o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e as Forças Armadas Alemãs também estão colaborando com o projeto.

A modificação envolveu a substituição da seção frontal do A320 pelo nariz do Eurofighter, permitindo a instalação do radar e sistemas associados. Engenheiros da Airbus Defence and Space e da Airbus Commercial Aircraft redesenharam completamente a parte frontal e reforçaram a estrutura da aeronave para garantir a segurança e integridade durante os voos de teste.

Segundo a Airbus, a escolha do A320 como plataforma de testes justifica-se pelo fato de o avião contar com um processo de certificação mais ágil e pode permanecer no ar por períodos mais longos em comparação com o Eurofighter, permitindo sessões de teste mais extensas e eficientes.

Isso acelera o desenvolvimento do radar, que posteriormente será integrado às versões mais recentes dos Eurofighters espanhóis "Halcón I" e alemães "Quadriga". O radar AESA-MK1 aprimorará as capacidades do Eurofighter em operações ar-ar e ar-terra, além de fornecer funções avançadas de guerra eletrônica, como reconhecimento preciso de alvos, maior agilidade e proteção eletrônica aprimorada.

Após a conclusão bem-sucedida do primeiro voo, os testes continuarão ao longo do ano, marcando um avanço significativo no desenvolvimento de sistemas de radar para aeronaves de combate.

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