Batizado Racer, modelo agrega novos conceitos e permitirá 'pausar' um dos motores durante o voo de cruzeiro
Por Ernesto Klotzel Publicado em 21/06/2017, às 18h00 - Atualizado em 22/06/2017, às 10h22
A Airbus Helicopters apresentou o conceito de um helicóptero de alta velocidade, designado Racer (acrônimo para Rapid and Cost-effective Rotorcraft) que está sendo desenvolvido como parte do programa europeu de pesquisas Clean Sky 2.
A montagem do primeiro protótipo, cuja célula será constituída por compósitos híbridos associados ao metal, embora a Airbus Helicopters não tenha oferecido maiores detalhes sobre a tecnologia. Ele também estará equipado com um novo gerador elétrica de corrente contínua de alta tensão visando uma maior redução de peso. O roll-out está previsto para 2019, com o primeiro voo ocorrendo no ano seguinte.
O helicóptero terá um rotor principal, que dará sustentação, atrelado a dois rotores de tração laterais. O Racer é voltado para os mercados de busca e salvamento, transporte de passageiros e eventuais aplicações militares. Um dos objetivos é de oferecer uma velocidade 50% superior aos helicópteros convencionais, com custo adicional limitado em 25%. O Racer deverá ter velocidade de cruzeiro de 220 nós, podendo desenvolver velocidades ainda maiores.
Para reduzir o consumo de combustivel e aumentar o alcance, os dois motores Safran Helicopter Engines RTM322 serão equipados com um novo sistema elétrico stop and start. O sistema é similar ao modo ecológico existente em alguns automóveis, mas no caso permitirá que um piloto "pausar" um motor em cruzeiro, gerando economia de combustível de aproximadamente 15% e maior alcance.
Um motor elétrico auxiliar “inteligente” fornecerá energia adicional para acelerações, pousos ou autorrotações. A arquitetura adotada possui diversas vantagens, como melhorar a eficiência aerodinâmica e a integração com o trem de pouso. Além disso, a montagem dos motores laterais conferem maior segurança para os passageiros.