Airbus inaugura linha de montagem final do C295 na Índia

A Linha de Montagem Final (FAL) do Airbus C295 está localizada em Vadodara, na Índia

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/10/2024, às 09h19

O espaço está localizado na cidade indiana de Vadodara - Airbus

A Tata Advanced Systems Limited e a Airbus anunciaram nesta segunda-feira (28), a inauguração da linha de montagem final do C295, avião de patrulha e vigilância, na cidade de Vadodara, na Índia.

Este projeto faz parte da iniciativa "Make in India", uma parceria entre as empresas para entregar 56 aeronaves C295 à Força Aérea Indiana (IAF). É a primeira vez que o setor privado estabelece uma FAL (sigla de 'Linha de Montagem Final', em inglês) de aeronaves na Índia, em apoio ao programa "AatmaNirbhar Bharat" (Índia Autossuficiente) do governo indiano.

A FAL em Vadodara será responsável pela produção e montagem de quarenta aviões, enquanto as outras dezesseis serão entregues em condição "pronta para voo" a partir da linha de montagem final da Airbus em Sevilha, na Espanha. Até o momento, seis unidades já foram entregues à IAF.

O Grupo Tata está muito orgulhoso de estabelecer esta avançada instalação, que fabricará a primeira aeronave de defesa privada do país, construída do zero. Ela aumentará significativamente as capacidades de defesa e de manufatura avançada", disse N. Chandrasekaran, presidente da Tata Sons.

A nova FAL será responsável pela fabricação de peças detalhadas, submontagens, componentes principais, ferramentas, gabaritos e equipamentos de teste. A produção de componentes do C295 já começou na instalação de Montagem de Componentes Principais (MCA) em Hyderabad. As primeiras peças para a produção indiana já foram enviadas para a unidade de Vadodara, onde as aeronaves serão montadas antes da entrega à Força Aérea Indiana.

indústria aeroespacial Tata Advanced Systems Make in India Defesa Índia Força Aérea Indiana montagem C295 Vadodara parceria Airbus Tata Airbus C295 Linha de Montagem Final Índia AatmaNirbhar Bharat

Leia também

Airbus C295 atingiu 300 pedidos
Espanha encomendou 16 aviões de patrulha e vigilância da Airbus