Eixo redesenhado já foi implantado e caixas de transmissão estão sendo substituídas no Brasil
Redação Publicado em 04/11/2014, às 14h00 - Atualizado às 16h03
A Helibras e a Airbus Helicopters estão trabalhando em parceria com operadores dos modelos EC225 e EC725 para implementar a etapa final do retrofit das caixas de transmissão principal. O sistema foi certificado em abril desse ano e inclui o completo redesenho do eixo vertical do rotor.
De acordo com a Helibras, cinco aeronaves EC725 entregues já passaram pelo retrofit, enquanto os EC225, das 14 aeronaves operando no Brasil, três já receberam o novo eixo. A previsão da Helibras é realizar o trabalho em três unidades por mês, em coordenação com a disponibilidade dos clientes militares e civis, aproveitando as paradas das aeronaves para manutenção.
A Helibras é um dos três Centros de Serviço no mundo capacitados para realizar esse trabalho, graças ao investimento em ferramental e capacitação de seus técnicos para a montagem e manutenção local, realizado em função do programa militar EC725. Com isso, a empresa atenderá, além da frota brasileira, as 15 aeronaves em operação no Chile, Venezuela e México.
O retrofit vai envolver 260 helicópteros da frota mundial e terá uma duração de aproximadamente 18 meses, a fim de equipar todos os helicópteros em operação. Para isso, as empresas estruturaram uma organização industrial dedicada, minimizando impactos aos operadores. Cerca de 50 helicópteros já estão voando com o eixo redesenhado, acumulando mais de 5.000 horas de operação.
O retrofit é realizado pela troca do módulo da caixa de transmissão principal durante uma atividade de manutenção padrão ou de forma proativa, como a organizada entre a fabricante e seus clientes.
Foto: Anthony Pecchi