Projeto Eagle deve aumentar as capacidades de segurança e automação de aeronaves com asas rotativas
Redação Publicado em 06/10/2017, às 11h00
Especial NBAA by
A Airbus Helicopters trabalha no desenvolvimento de um sistema capaz de realizar aproximações automáticas e pousar em condições adversas, que deve permitir no futuro aplicações "sense & avoid" (perceber e evitar) em sistemas para autônomos de decolagem e aterrisagem verticais.
Chamdo de Eagle (Eye for Autonomous Guidance and Landing Extension) o sistema reúne todas as funções de processamento de imagem do helicóptero transmitindo para os aviônicos, aumentando a percepção situacional dos pilotos e reduzindo a carga de trabalho.
De acordo com a Airbus Helicopters, os testes terrestres do Eagle estão em curso desde maio deste ano e os testes iniciais de voo em um helicóptero de testes começarão em breve. A expectativa é que o sistema possa no futuro ser incorporado numa ampla variedade de helicópteros e veículos VTOL.
As versões futuras do Eagle também integrarão um sistema laser que, combinado com a alta capacidade de processamento pode permitir seu uso como farol de busca, detecção de obstáculos, e reconstrução do terreno em 3D.