A competição promovida pela Airbus e pela BMW visa solucionar problemas que não resolvidos por computadores tradicionais
Por Marcel Cardoso Publicado em 02/01/2024, às 09h39
A Airbus e a BMW lançaram um desafio de computação quântica para enfrentar desafios no setor aéreo e automotivo.
Intitulado de “The Quantum Mobility Quest”, a competição visa solucionar problemas que não foram resolvidos por computadores tradicionais até hoje. A computação quântica tem o potencial de melhorar significativamente o poder computacional e permitir operações mais complexas.
Os candidatos selecionarão um ou mais problemas para solucionar. Além disso, eles podem incluir suas próprias tecnologias quânticas com potencial para desenvolver aplicativos nativos ainda a serem explorados no setor de transportes.
O desafio é dividido em duas partes, uma fase de quatro meses em que os participantes irão desenvolver um quadro teórico para uma das afirmações dadas, e uma segunda fase durante a qual os finalistas selecionados irão implementar e avaliar suas soluções.
Um júri composto por especialistas quânticos avaliará as propostas e premiará uma equipe vencedora com um prêmio de 30 mil euros (R$ 159,8 mil) em cada um dos cinco desafios, até o final de 2024.
As inscrições estão abertas até 30 de abril.