Airbus A350 XWB inicia tour pelas Américas

Brasil foi o primeiro país a receber o novo modelo e TAM anuncia as primeiras rotas

Redação Publicado em 07/07/2015, às 15h00 - Atualizado às 18h46

A Airbus iniciou hoje a Turnê de Demonstração do A350 XWB nas Américas. O segundo protótipo (MSN 002) esteve em São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) onde foi apresentado a convidados e executivos do setor. O avião voará agora para Viracopos, em Campinas, para em seguida seguir viagem para Bogotá, na Colômbia, e Estados Unidos.   

O A350-900 exibido é uma aeronave de testes da Airbus equipada com uma cabine de duas classes, com 42 assentos totalmente reclináveis na classe executiva, dispostos em fileiras de quatro assentos, e 210 assentos na classe econômica, dispostos em fileiras de nove assentos. Embora a aeronave esteja com interior completo, o exemplar é utilizado pelos engenheiros para monitorar diversos parâmetros, em especial de conforto de cabine, como pressurização e índice de umidade a bordo. Além disso, mesmo com quatro aeronaves já em operação, a Airbus mantém o constante monitoramento da performance dos protótipos, que continuam sendo submetidos a intensos ensaios em voo, a maior parte agora simulando voos regulares.

O A350 XWB foi uma resposta da Airbus ao crescente mercado wideboby de grande capacidade.

Durante essa segunda apresentação do A350 XWB no Brasil, à TAM Linhas Aéreas, que será o primeiro operador do modelo nas América anunciou as primeiras rotas. A aeronave, que tem previsão de chegar ao Brasil em dezembro deste ano, vai realizar o seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de Guarulhos em direção a Manaus, visando adaptar a companhia e seus tripulantes as novas exigências operacionais do aparelho.

“Escolhemos São Paulo – Manaus como a rota inaugural do A350 XWB para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Além disso, é interessante termos um avião deste porte, mesmo de forma temporária, no principal trajeto do mercado brasileiro de cargas e da TAM Cargo, nossa unidade de cargas”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.

Em março, com a chegada do segundo avião, o A350 XWB passará a operar na rota São Paulo – Miami, EUA e, a partir de abril, entre São Paulo e Madri, na Espanha.

Os futuros tripulantes do A350 XWB da TAM vão realizar um treinamento de aproximadamente 60 dias em solo e em voo. Por ora, os primeiros pilotos serão oriundos do A330 devido à comunalidade entre os dois modelos. Em geral, após a implementação do modelo na frota, a Airbus acredita que o treinamento para quem já voa o A330 poderá ser reduzido para apenas oito dias.

 

Airbus Azul Avianca TAM A350 XWB