A airBaltic, companhia aérea do leste europeu, cancelou 4.670 por atrasos na manutenção de motores da Pratt & Whitney
Por Marcel Cardoso Publicado em 03/01/2025, às 08h26
A airBaltic anunciou na última quinta-feira (2), o cancelamento de 4.670 voos programados para a próxima alta temporada de verão deste ano no continente europeu, por conta de persistentes atrasos na manutenção de motores da Pratt & Whitney.
A situação impacta diretamente a frota Airbus A220-300 da companhia, causando ajustes nos horários em todas as bases principais na região do Báltico. Entre os cancelamentos, dezenove rotas foram descontinuadas, e os serviços foram reduzidos em outras 21. No total, mais de 67.000 passageiros serão afetados. A empresa continuará operando mais de setenta destinos, buscando minimizar os impactos na conectividade regional.
A situação reflete desafios enfrentados por diversas companhias aéreas em função de atrasos globais na cadeia de suprimentos e acúmulo de manutenção em aeronaves modernas e eficientes no consumo de combustível. Segundo a airBaltic, a colaboração com a Pratt & Whitney permanece ativa para resolver as pendências e garantir a sustentabilidade das operações futuras.
Due to delays and prolonged engine maintenance by the engine manufacturer, the following routes will be cancelled during the Summer 2025 schedule (from March 30, 2025 to October 25, 2025):
— airBaltic (@airBaltic) January 2, 2025
From Riga: Aberdeen, Belgrade, Cluj-Napoca, Yerevan, Gothenburg, Mykonos, Pristina,… pic.twitter.com/a8tIYG6QSo
Mesmo com uma redução temporária na rede, a companhia aérea disse também que reforçou o compromisso com segurança e qualidade de serviço, enquanto busca manter a conectividade entre os Estados Bálticos e importantes destinos na Europa, Oriente Médio e outras regiões.