Air France-KLM pode comprar 20% da Air Europa

O grupo Air France-KLM está em negociações para adquirir parte da espanhola Air Europa

Por Marcel Cardoso Publicado em 29/11/2024, às 08h41

Recentemente, o grupo que controla a British Airways desistiu de adquirir integralmente a companhia espanhola - Divulgação

A Air France-KLM está em negociações para adquirir até 20% da espanhola Air Europa, cujo controle parcial está com a International Airlines Group (IAG), que detém 20% de participação desde agosto de 2022.

A informação surge três meses após o grupo ter desistido de adquirir o controle integral da companhia aérea, alegando obstáculos regulatórios. Segundo o jornal espanhol El Economista, a família Hidalgo, que possui 80% da Air Europa por meio da holding Globalia, está negociando com o grupo com sede na França há várias semanas.

Em nota enviada à agência Reuters, a Globalia confirmou o interesse da Air France-KLM. A Air Europa está buscando alternativas para expandir seu capital, com o objetivo de quitar suas dívidas. Em maio de 2020, a companhia aérea contraiu um empréstimo de 141 milhões de euros (R$ 894,1 milhões) de um consórcio de bancos. Mais da metade do empréstimo já foi quitada, e a companhia planeja o pagamento integral até agosto de 2025.

Se efetivada, a aquisição reforçará a presença da grupo na Espanha e na América do Sul. A companhia opera voos para 44 destinos na América Latina, inclusive para o Brasil, onde tem bases em São Paulo (GRU) e em Salvador (SSA). Sua frota de longa distância é composta por mais de vinte Boeing 787 das variantes -8 e -9.

Ambas as empresas são membros da aliança SkyTeam, o que favorece colaborações comerciais entre as partes. Segundo a Reuters, a Air France-KLM confirmou que as negociações com a Air Europa estão sendo conduzidas no contexto dessa aliança.

Air Europa SkyTeam Air France-KLM Boeing 787 Dreamliner aviação comercial Espanha IAG Air Europa mercado aéreo América Latina aquisição Air Europa

Leia também

Boeing 787-9 da Air France voltará a voar para o Brasil
Airbus A321XLR da Iberia fará primeiros voos comerciais na Europa