Empresa vai mudar saudações a passageiros e adota opção do gênero X
Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação Publicado em 15/10/2019, às 11h00 - Atualizado às 12h00
Air Canada passará a adotar gênero X nos tratamentos a seus passagerios
A Air Canada não vai mais se referir a seus passageiros como senhoras e senhores, adotando uma nova política de gênero. Em comunicado interno a empresa canadense normaliza as novas formas de tratamento, que passará a ser neutra em anúncios nos aeroportos e a bordo das aeronaves.
As novas frases terão ênfase no everyone (todos) nas saudações e avisos, passando a chamar atenção para o coletivo sem dar atenção ao gênero específico. A Air Canada afirmou em circular que deseja garantir um espaço inclusivo a todos, inclusive para os que se identificam com o chamado gênero X. A mudança envolverá a mudança no Manual de Anúncios a Bordo e nos demais protocolos oficiais da empresa.
A regra da Air Canada segue os novos regulamentos do governo canadense, onde qualquer cidadão que não se considere mulher ou homem pode escolher o sexo "X" nos documentos de identificação, incluindo o passaporte.
A Air Canada segue um padrão que está sendo adotado em diversas empresas no mundo, que estão possibilitando aos clientes escolherem novas opções em reservas, além do sexo masculino e feminino. Algumas incluem a opção não especificado, enquanto outras passaram a incluir o gênero X, como Mx, ao lado de Ms e Mr (senhora e senhor).