Empresa oficializa que renovação será com modelos 737 Max
Redação Publicado em 14/12/2013, às 13h03 - Atualizado às 13h39
A Air Canada oficializou um pedido firme para 61 Boeing 737 Max, além de 48 opções de compra, num acordo baseado nos preços de tabela, de US$ 6,5 bilhões. O pedido firme inclui 33 Boeing 737-8 e 28 Boeing 737-9, com as entregas começando em 2017 e prosseguindo até meados de 2021. O acordo incluiu ainda a opção para 18 aviões, assim como direito de compra para outros 30, sendo que dentro do contrato firme está previsto que parte do pedido poderá ser convertido para o 737-7.
Conforme adiantado por AERO, embora a Air Canada possua uma frota baseada na família A320, existia a tendência da escolha do 737Max devido à padronização da frota de longo curso baseada nos modelos 777 e 787. Pesou também em favor da Boeing o acordo de compra de até 20 unidades dos 45 Embraer 190 hoje em serviço na Air Canada. O contrato prevê que além da Boeing assumir a compra, essas aeronaves serão substituídas por modelos 737NG até a chegada dos modelos Max. Especula-se no mercado que os outros 25 jatos da Embraer deverão ser substituídos por Bombardier CSeries, adequando assim a oferta e a capacidade da Air Canada na faixa de 120 até 170 assentos. Além disso, existe uma pressão pública para que a Air Canada opte pelo CSeries, assim como o que ocorreu no passado, quando a então Rio-Sul optou pelos Embraer ERJ 145, embora houvesse interesse pela família canadense CRJ.