Aeroportos oferecem cursos para formação de bombeiros de aeródromo

Aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre estão com inscrições abertas para o curso de formação

Marcel Cardoso Publicado em 01/07/2022, às 16h05

Interessados precisam ser maiores de idade, ter o Ensino Médio e formação como bombeiro civil ou militar - Fraport/Divulgação

A Fraport Brasil, administradora dos aeroportos de Fortaleza (FOR) e Porto Alegre (POA), está disponibilizando cursos especializados para formação de bombeiros de aeródromo, por meio da OE-Sescinc (Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis).

A organização de ensino da concessionária é certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no tipo 2 - formação teórica e prática. Dentre os treinamentos, destacam-se o Curso de Habilitação de Bombeiro de Aeródromo (CBA-2),o Curso de Atualização para Bombeiros de Aeródromo (CBA-AT), o Curso de Bombeiro de Aeródromo Chefe de Equipe de Serviço (CBA-CE) e o Curso de Especialização de Bombeiro de Aeródromo Motorista/Operador de CCI (CBA-MC).

O CBA-2 tem por finalidade habilitar o Bombeiro de Aeródromo para atuar nos aeroportos do Brasil. Já o CBA-AT tem o objetivo de atualizar tecnicamente os profissionais bombeiros que possuem formação e experiência na área de Salvamento e Combate a Incêndio e atuam nas atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos civis. O CBA-CE e o CBA-MC especializam o bombeiro de aeródromo nas funções de Motorista/Operador de Carro Contra Incêndio (CCI) e Chefe de Equipe de Serviço, respectivamente.

Segundo Carlos Schmid, diretor de emergência e segurança no Fortaleza Airport e Porto Alegre Airport, a “OE-Sescinc da Fraport conta com uma equipe de instrutores multidisciplinar com a mais avançada metodologia de ensino. Todos são homologados pela Anac, com expertise em ministrar treinamentos”.

O objetivo da organização é preparar o bombeiro de aeródromo para salvar e resgatar vidas humanas em qualquer emergência aeronáutica de qualquer aeroporto”, comenta Roberto Pereira, gerente de resposta à emergência da Fraport Brasil.

Os interessados em se profissionalizar como bombeiro de aeródromo podem acessar os sites dos aeroportos de Fortaleza e de Porto Alegre. É preciso, no mínimo, ser maior de idade, ter completado o ensino médio e ter formação como bombeiro civil ou militar.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroporto Porto Alegre Fortaleza Bombeiros curso

Leia também

Gol terá voos de Fortaleza para Buenos Aires
Latam vai retomar voos entre Porto Alegre e a capital do Peru