Aeroporto Santos Dumont terá a sua capacidade limitada

A capacidade do Santos Dumont será limitada, em uma tentativa de retomar o protagonismo do Galeão

Por Marcel Cardoso Publicado em 08/04/2023, às 10h17

Capacidade do aeroporto carioca ficará abaixo dos 10 milhões de passageiros em 2023, segundo Ministério dos Portos e Aeroportos - Divulgação

Márcio França, Ministro dos Portos e Aeroportos, anunciou ontem (7), que o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá a sua capacidade limitada, ficando abaixo dos 10 milhões de passageiros em 2023.

Nós vamos retomar o protagonismo do Galeão! Esse é um compromisso nosso demonstrado desde o início do Governo Lula. Cabe esclarecer que a Secretaria de Aviação Civil está elaborando estudos com possíveis soluções para ampliar o número de passageiros no aeroporto.

— Márcio França (@marciofrancasp) April 7, 2023

A ideia é tentar recuperar o protagonismo do aeroporto internacional do Galeão (GIG), que tem um antigo problema de ociosidade, iniciado quando Guarulhos (GRU) foi inaugurado, em 1985, e acentuado com a eclosão da violência em seu entorno e com a mobilidade precária, nos últimos anos.

Um recado aos cariocas: o galeão é o melhor aeroporto do Brasil e se comparado com os outros pelo país fica muito perto e com acesso fácil a região turística e de negócios da cidade. Já viram a pedreira que é chegar em Guarulhos ou Confins? Também acho o Santos Dumont um charme…

— Eduardo Paes (@eduardopaes) April 8, 2023

Durante a noite, Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, disse em uma rede social que o GIG é o “melhor aeroporto do Brasil e se comparado com outros pelo país fica muito perto e com acesso fácil a região turística e de negócios da cidade”. Ele classificou como “pedreira” o acesso a GRU, que é conectado com a capital paulista por trens desde 2018, e ao aeroporto de Confins (CNF).

Nos últimos sete anos, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), construído nos dois primeiros mandatos de Paes, foi o principal responsável pela melhoria na mobilidade para o mesmo terminal que hoje é alvo de críticas pelo mandatário.

Em setembro de 2022, AERO Magazine publicou um artigo sobre as dificuldades que passageiros e trabalhadores passam para chegar e sair do segundo maior aeroporto internacional do país.

Aeroporto Galeão passageiros Santos Dumont Capacidade Ministro Márcio França Eduardo Paes Prefeito

Leia também

Aeroporto Santos Dumont movimentou 1,8 milhão de passageiros no primeiro bimestre
Aeroporto do Galeão: Difícil para chegar e difícil de avançar