Em meio a objeções do Estado, aeroporto Santos Dumont movimentou 3,8 milhões de passageiros no quadrimestre
Por Wesley Lichmann Publicado em 22/05/2023, às 15h14
O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, movimentou 3,8 milhões de passageiros nos quatro primeiros meses do ano, superando em 25% o tráfego registrado em 2019, quando 3,09 milhões de pessoas passaram pelo local.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 35,7%, em realação aos 2,8 milhões de embarques e desembarques. Apenas em abril, foram registrados cerca de 968 mil embarques e desembarques, 18,5% a mais que o fluxo obtido um ano antes.
No quadrimestre encerrado em abril, o número de pousos e decolagens totalizou 41,6 mil operações, alta de 35,8% frente um ano antes e crescimento de 28,5%, quando comparado aos 32,3 mil voos realizados nos quatro primeiros meses de 2019.
Nos quatro primeiros meses do ano, a média diária de voos no Santos Dumont foi de 347 aeronaves.
Em meio a excelente performance, o aeroporto central do Rio de Janeiro tem sido alvo de críticas tanto do governo federal como da prefeitura da cidade. Ambas as esferas políticas querem reduzir as atividades do terminal aéreo, em favor do fortalecimento do Galeão.
Com a concessão do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o terminal carioca será principal fonte de receita da Infraero.
No ano passado o aeroporto do Rio de Janeiro foi responsável pelo transporte de 10,1 milhões de pessoas, movimento maior que o obtido em 2019, quando 9 milhões de embarques e desembarques foram realizados, equanto o número de operações totalizou 109.352 aeronaves.
Santos Dumont é quinto maior aeroporto do país tanto no movimento de passageiros como de aeronaves, sendo superado pelos terminais de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, Brasília e Campinas.