Certificação concedida ao aeroporto carioca ratifica o seu patamar de segurança, em alinhamento aos padrões internacionais
Marcel Cardoso Publicado em 12/08/2022, às 09h01
O aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, recebeu, ontem (11), a certificação operacional concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que significa que o terminal carioca está operando em conformidade com os padrões definidos pela agência e pela aviação internacional.
O processo contemplou constantes melhorias de infraestrutura, estabelecimento de procedimentos específicos para operação e acordos com companhias aéreas, torre de controle e demais elos do sistema de aviação, bem como compromissos assumidos para manutenção e aumento da segurança operacional e regularidade das operações.
A certificação de um aeroporto tem por objetivo definir as especificações operativas (EO) do aeródromo, ou seja, os tipos de operações aéreas que o aeroporto está apto a receber e atestar a capacidade do operador de cumprir os regulamentos técnicos da Anac relativos à segurança operacional.
Essas normas incluem requisitos de infraestrutura aeroportuária, manutenção, operações, resposta à emergência aeroportuária e controle da fauna, dentre outros, além de endereçar melhorias de infraestrutura propostas pelo operador do aeródromo..
O Programa de Certificação Operacional de Aeroportos foi criado em 2008, no âmbito da Organização Internacional da Aviação Civil (Icao). Mais de 60 deles já foram certificados no país.
Segundo a Anac, o aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, será o próximo a receber a certificação, até o fim do ano. O terminal paulistano está incluido na próxima rodada de concessões aeroportuárias, que acontecerá na próxima quinta-feira (18).