Simulação de acidente aéreo irá preparar o aeroporto para responder a emergências
Marcel Cardoso Publicado em 03/10/2022, às 18h44
A concessionária que administra o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG), a RIOgaleão, realizará um simulado de um cenário de acidente aéreo com socorro às vítimas, no próximo dia 10 de outubro.
O objetivo do chamado Exercício Simulado de Emergência Completo (Esea) é manter o aeroporto preparado para responder às situações de emergência, além de integrar órgãos públicos e comunidade aeroportuária.
O exercício simula a aproximação de uma aeronave com relatos de falhas e consequente pouso forçado com vítimas fatais e sobreviventes que irão requerer atendimento médico. O treinamento atende ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (Rbac-153) e contará com o apoio de diversos departamentos internos, além de órgãos da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Segundo Dimas Salvia, diretor de operações do RIOgaleão, o simulado é uma oportunidade de aperfeiçoar processos para uma atuação mais segura e eficaz. “Nosso objetivo principal é colocar em prática o plano de emergência e outros procedimentos operacionais importantes, a fim de treinar as equipes do aeroporto e aperfeiçoar o atendimento perante emergências aeroportuárias”.
Apesar de ser realizado na tarde de um dia útil, o aeroporto seguirá operando normalmente durante o treinamento, sem impactos na malha de voos.