Aeroporto de Salvador ampliou uso de energia solar

Investimentos no aeroporto de Salvador reduziram as emissões de carbono e aumentaram a eficiência energética

Por Micael Rocha Publicado em 27/06/2024, às 09h06

Os painéis solares são uma das iniciativas realizadas pela concessionária em prol da sustentabilidade - Will Recarey

A Vinci Airports, administradora do aeroporto de Salvador (SSA), anunciou recentemente novos investimentos em tecnologias sustentáveis, com seu programa de geração de energia solar e a significativa redução de emissões de carbono.

Em 2023, o terminal gerou mais de 7 milhões de kWh de energia solar, quantidade suficiente para abastecer uma comunidade de 4.100 habitantes na Bahia. Essa iniciativa resultou na redução de mais de 625 toneladas de CO², diminuindo as emissões de carbono em 87% desde 2018.

O aumento na geração de energia solar foi possível com a instalação de 1.125 painéis fotovoltaicos no terminal de cargas, no fim de 2022. Com essa expansão, a produção anual de energia do aeródromo alcançou 761 MWh, superando o consumo do terminal. Atualmente, 30% da energia utilizada no terminal de passageiros provém da usina solar, enquanto os outros 70% são adquiridos no mercado de energia limpa. 

O local, com capacidade instalada de 482 kWp, garantirá o fornecimento de energia limpa para todas as operações do terminal, com o excedente sendo injetado na rede elétrica convencional. Os painéis solares são projetados para resistir à corrosão por amônia e salitre. A estrutura de fixação, feita de alumínio, aço inox ou aço galvanizado, foi desenvolvida especificamente para sistemas fotovoltaicos, tornando-os mais leves e duráveis.

No último ano, o aeroporto de Salvador atingiu antecipadamente a meta de reduzir pela metade as emissões internas de carbono, objetivo estabelecido pela Vinci Airports para 2030. Agora, a concessionária mira alcançar a emissão líquida zero até 2050.

Sustentabilidade Energia Solar Vinci Airports setor aeroportuário inovação tecnológica redução de carbono painéis fotovoltaicos Aeroporto de Salvador energia limpa

Leia também

Vinci Airports pagará mais de R$ 8 bilhões por aeroporto na Europa
Vinci Airport passa a controlar os aeroportos de Tabatinga e Tefé