Sistema desenvolvido pela SITA utiliza dispositivo para melhorar eficiência aeroportuária
Redação Publicado em 29/06/2015, às 16h00 - Atualizado às 16h45
A SITA e Aeroporto Internacional de Québec, no Canadá, anunciam a primeira utilização mundial do Apple Watch para agentes aeroportuários.
Os agentes utilizarão os relógios para se conectar à solução Airport Management da SITA, que já está em uso no aeroporto, através do envio de alertas operacionais regulares aos gestores do aeroporto com o objetivo de garantir que as atividades aeroportuárias ocorram sem problemas.
“Estamos sempre à procura de novas tecnologias que aprimorem nossas operações, a fim de atender melhor nossos passageiros. A tecnologia vestível é uma área de interesse para nós” comenta Marc-André Bédard, vice-presidente da aérea de TI do Aeroporto Internacional de Québec. “Com o Apple Watch e o Airport Management da SITA juntos, nossos gerentes do aeroporto receberão notificações importantes no momento correto para agir conforme necessário”.
Uma das possibilidades de uso do novo sistema é para o caso de dois aviões se dirigirem simultaneamente no mesmo portão ou houver um atraso em determinado portão, os gestores recebem um aviso. Antes, eles precisariam pegar seus tablets e checar as notificações. Com o relógio inteligente, um alerta vibratório é enviado para o pulso a cada update com informações vitais, o que permite que os gestores tomem ações mais imediatas.
A equipe do SITA Lab desenvolveu o aplicativo para o aeroporto e gerenciou a integração de todos os sistemas de trabalho para conectar o Apple Watch à solução Airport Management.
O Aeroporto Internacional de Québec movimentou mais de 1,5 milhão de passageiros, em 2014, um aumento de 6,7% em comparação com 2013. Atualmente as empresas aéreas que operam no aeroporto voam para diversos destinos da América do Norte, América Central, Caribe, México e Europa, com serviço diário para os principais centros no nordeste da América do Norte.