Aeroporto de Fernando de Noronha teve projeto sustentável rejeitado

Projeto de expansão para o aeroporto de Fernando de Noronha foi rejeitado por concessionária

Por Marcel Cardoso Publicado em 22/05/2024, às 08h34 - Atualizado às 22h54

Os autores do projeto haviam optado por uma abordagem de construção industrializada - Bacco Arquitetos e Triptyque Architecture

Um estudo realizado por dois escritórios de arquitetura para a expansão do terminal de passageiros do aeroporto de Fernando de Noronha (FEN) foi rejeitado pela concessionária que administra o local.

As empresas optaram por uma abordagem de uma construção industrializada, facilitando o transporte da estrutura por barcos até o pequeno píer de atracação e, posteriormente, para o canteiro de obras. A base do projeto foi definida pelo uso de uma estrutura em madeira laminada colada, permitindo que as operações do aeroporto continuassem sem interrupções durante as fases de construção.

Segundo a Bacco Arquitetos e a Triptyque Architecture, a escolha por este material proporcionou não apenas a leveza necessária para grandes beirais, mas também criou espaços sombreados, ideais para o clima praiano, com a incorporação de cafés, totens de check-in eletrônicos e áreas de espera confortáveis, cercadas por vegetação.

Procurada por AERO Magazine, a Dix Aeroportos, responsável pela gestão do aeroporto de Fernando de Noronha, informou que o projeto arquitetônico escolhido para o novo terminal foi o desenvolvido pelo escritório Moreira Lima Consultoria. Segundo Samuel Prado, diretor executivo da concessionária, a proposta escolhida apresenta conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental, além de integra-se por completo à paisagem paradisíaca do arquipélago.

Projeto Aeroporto Nordeste Fernando de Noronha Expansão arquipélago Dix Aeroportos Triptyque Architecture Bacco Arquitetos

Leia também

Aeroporto da Região Nordeste venceu premiação na Espanha
Gol planeja retorno dos voos para Fernando de Noronha