Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ganhará um novo terminal de passageiros em meados de 2028
Por Wesley Lichmann Publicado em 25/09/2023, às 18h10
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deverá movimentar cerca de 35 milhões de passageiros por ano até 2053, segundo estimativa anunciada hoje (25), pela empresa espanhola Aena que assumirá o terminal no próximo dia 17 de outubro.
Para atender a demanda dos próximos 30 anos, um novo terminal será construído no aeroporto central de São Paulo. A estrutura será inaugurada em junho de 2028, e aumentará não só a capacidade, mas atenderá a separação necessária entre a taxiway e a pista principal, hoje fora dos padrões internacionais.
De acordo com Santiago Yus, diretor presidente da Aena Brasil, a pista de táxi será deslocada para próximo do terminal atual. Segundo o executivo, para a execução do projeto será necessária a remoção de todas as doze pontes de embarque.
A nova plataforma de embarque e desembarque terá no mínimo 20 pontes. O edital de concessão de Congonhas prevê que 70% dos passageiros devem embarcar diretamente, sem a necessidade de deslocamento para posições remotas.
Atualmente o pátio do aeroporto paulistano tem capacidade para atender 29 aviões comerciais, com diversas restrições, sendo 12 posições em pontes de embarque e 17 remotas, que são atendidas com ônibus.
O projeto está sendo discutido em conjunto com as companhias aéreas e a prefeitura de São Paulo, e não está descartada a possibilidade de aumentar o número de direitos de pousos e decolagens (slots).
O plano diretor está sendo desenvolvido pela equipe de engenharia e arquitetura do grupo espanhol TYPSA, empresa responsável pelo projeto do terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos.
Ao todo, 27 alternativas estão sendo estudadas, a estrutura também contará com um espaço para atender voos internacionais. O anteprojeto deve ser apresentado até o final do à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Segundo aeroporto mais movimentando do país, Congonhas movimentou entre janeiro a agosto de 2023, 14.330.829 passageiros. O número de pousos e decolagens nos oito primeiros meses do ano, totalizou 153.549 aeronaves.