Aeroporto de Congonhas é o 3º mais pontual do mundo

O aeroporto Congonhas ficou entre os três mais pontuais do mundo, com 86,85% das decolagens no horário

Por Gabriel Benevides Publicado em 12/02/2025, às 13h05

- Aena Brasil/Reprodução

O Aeroporto de Congonhas iniciou o ano figurando entre os mais pontuais do mundo, conforme o mais recente relatório da Cirium, uma das principais consultorias do setor de aviação. Em janeiro, o aeródromo da capital paulista registrou 86,85% de decolagens pontuais, conquistando a terceira posição na categoria de grandes aeroportos.

Esse desempenho positivo é resultado de um esforço conjunto entre a Aena e órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além de empresas de suporte operacional e companhias aéreas. As iniciativas incluíram a revisão e adequação de recursos em solo, o aumento do quadro de colaboradores e a ampliação do uso de aeronaves reservas.

O feito ganha ainda mais relevância no momento em que o Aeroporto de Congonhas passa por obras de ampliação e modernização, planejadas para minimizar impactos nos voos. O trabalho de modernização contará com um investimento de R$ 2,4 bilhões da Aena, a administradora do aeroporto, que prevê um novo terminal de passageiros, com mais que o dobro do tamanho atual, novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional. O aeroporto também contará com 20 mil m² dedicados a áreas comerciais.

Desde que assumiu a administração do aeroporto em outubro de 2023, a Aena tem investido em análises detalhadas e monitoramento em tempo real, compartilhando os resultados com gestores de companhias aéreas, além da alta liderança da Anac e do Decea.

A pontualidade dos voos é um dos principais critérios de avaliação, diretamente ligado à eficiência operacional, à qualidade dos serviços prestados e à experiência dos passageiros e empresas aéreas.

Dados Aeroportos Cirium Congonhas Aena Brasil aeroportos de Congonhas

Leia também

Aeroporto de Congonhas terá parceria para descarbonizar operações terrestres
23 milhões de passageiros passaram por Congonhas em 2024