Editorial - Edição 248
Redação Publicado em 23/01/2015, às 00h00
O emprego crescente dos veículos aéreos não tripulados parece irrefreável. Depois da consolidação no âmbito militar, os drones despertam agora o interesse de gigantes da tecnologia para cumprir missões mais corriqueiras, como entregar mercadorias. Também passam a ser cada vez mais utilizados por operadores civis em atividades como filmagens e inspeções aéreas. Diante do delicado debate sobre a regulamentação dos vant, o ano de 2015 promete ser um marco com a definição de normas para a operação de drones. Atentos às tendências, preparamos um especial apontando as múltiplas vertentes desse mercado emergente. Nosso repórter Edmundo Ubiratan viajou até os Estados Unidos para conhecer de perto algumas das principais centrais de controle dos unmanned aerial vehicle (UAV) da USAF e traça um panorama dessa categoria da aviação tão polêmica quanto promissora.
Ainda nesta edição, elencamos as perspectivas de fabricantes aeronáuticos para 2015, esmiuçando os mais recentes programas da aviação regular e executiva. Na reportagem, mostramos uma nova geração de aviões e helicópteros que incorpora as principais transformações tecnológicas pelas quais a indústria aeroespacial passou nas últimas décadas, com destaque para o início das operações do Airbus A350XWB nas cores da Qatar Airways, cliente-lançador do novo widebody do consórcio europeu.
Mais um destaque deste primeiro exemplar de AERO do ano é o ensaio em voo do novo LSA do fabricante tcheco Evektor, o Harmony. Fomos até Rio Claro para voar esta notável máquina. Trata-se de um avião versátil, que vem sendo utilizado até para instrução em mercados maduros como o norte-americano e o europeu.
Este número marca, ainda, a saída de nosso colaborador Santiago Oliver, que compartilhou conosco sua vasta cultura aeronáutica nos anos em que escreveu para AERO, e o retorno às páginas da revista de outra “enciclopédia” da aviação, o engenheiro de voo e jornalista Ernesto Klotzel. Aproveitamos, portanto, para registrar nosso desejo de boa sorte e boas vindas para estes dois patrimônios do jornalismo aeronáutico brasileiro.
Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos