Editorial - Edição 229
Redação Publicado em 07/06/2013, às 12h26 - Atualizado em 26/08/2013, às 22h11
O avião civil mais rápido do mundo esteve pela primeira vez no Brasil e tivemos a oportunidade de decolar a bordo da máquina. Antes disso, já havíamos testado seus limites no simulador de voo da Gulfstream nos Estados Unidos. O relato dessas experiências com o novíssimo G650, que será uma das estrelas da Labace 2013, você lê na reportagem de capa desta edição, assinada pelo piloto Daniel Torelli.
Ainda no mercado de aviação executiva, noticiamos na cobertura da Ebace 2013 o lançamento do primeiro jato da Pilatus, o PC-24, que promete ser o mais versátil de sua categoria. Segundo o fabricante suíço, ele poderá operar em pistas curtas, pavimentadas ou não, característica que lhe permitirá pousar em mais aeródromos do que os demais modelos turbinados.
Outra novidade da principal feira de aeronaves de negócios da Europa foi o Challenger 350, da Bombardier, promovido pelo astro e piloto John Travolta. O jato deve chegar ao mercado no ano que vem. Nessa ocasião, o modelo não será mais comercializado no Brasil pela Synerjet, que encerrou sua parceria com os canadenses - e ficou somente com a Pilatus, entre os aviões. A Bombardier terá a Líder Aviação como nova representante, informação que, apesar de já circular no mercado há algumas semanas e de ter sido veiculada pela grande imprensa, até o fechamento desta edição, estava por se confirmar.
Dois debates oportunos também figuram nas páginas de AERO deste mês. Um sobre o uso de aparelhos eletrônicos durante todas as fases de voo na aviação regular e outro sobre o futuro dos aviões leves no Brasil com a criação da categoria LSA e a proibição da fabricação seriada de experimentais.
Por falar em experimentais, também mostramos as diabruras que o piloto Lídio Bertolini, nosso novo colaborador, faz a bordo do pequeno prodígio que construiu: o acrobático DR 107 inspirado na categoria One Design. Simplesmente espetacular!
Bom voo,
Giuliano Agmont e Christian Burgos