Será a primeira vez em que um Airbus A350 contará com um sistema antimísseis no mundo
Por Gabriel Benevides Publicado em 02/01/2025, às 17h25
A Lufthansa Technik anunciou que a frota do Airbus A350-900 pertencente ao governo alemão contará com um sistema de autodefesa conta mísseis guiados por infravermelho.
A aprovação para a instalação do novo sistema ocorreu em dezembro passado pelos comitês de Defesa e Orçamento do parlamento federal alemão.
Com isso, as três aeronaves A350 que fazem parte da frota de longo alcance e missões especiais do ministério da defesa passarão pelas dependências da Lufthansa Technik para serem equipados com o sistema DIRCM (Directed InfraRed Counter Measutes) ou “Medidas de Contra-Infravermelho Direcionadas”. O sistema DIRCM atua contra mísseis guiados geralmente lançados do ombro, também conhecidos como Defesa Aéreas Portáteis ou MANPADS de busca infravermelha.
O contrato concedido à Lufthansa Technik representa a primeira modificação do mundo de uma aeronave A350 com o sistema de autodefesa. A Lufthansa Technik equipará as três aeronaves com o sistema DIRCM gradativamente durante suas escalas regulares de manutenção.
“A Ala de Missões Especiais é responsável pelas operações de voo político-parlamentares da Alemanha. Em vista da crescente instabilidade global e dos conflitos regionais, o uso de MANPADS por atores não estatais, entre outros, representa uma ameaça concreta”, disse Michael von Puttkamer, Vice-Presidente de Serviços de Aeronaves Especiais na Lufthansa Technik.