Frota A350 VIP do governo alemão receberá sistema de defesa antimísseis

Será a primeira vez em que um Airbus A350 contará com um sistema antimísseis no mundo

Por Gabriel Benevides Publicado em 02/01/2025, às 17h25

A inclusão do novo sistema no Airbus A350 da Força Aérea Alemã será gradativa conforme escalas regulares de manutenção - Lufthansa Technik

A Lufthansa Technik anunciou que a frota do Airbus A350-900 pertencente ao governo alemão contará com um sistema de autodefesa conta mísseis guiados por infravermelho.

A aprovação para a instalação do novo sistema ocorreu em dezembro passado pelos comitês de Defesa e Orçamento do parlamento federal alemão. 

Com isso, as três aeronaves A350 que fazem parte da frota de longo alcance e missões especiais do ministério da defesa passarão pelas dependências da Lufthansa Technik para serem equipados com o sistema DIRCM (Directed InfraRed Counter Measutes) ou “Medidas de Contra-Infravermelho Direcionadas”. O sistema DIRCM atua contra mísseis guiados geralmente lançados do ombro, também conhecidos como Defesa Aéreas Portáteis ou MANPADS de busca infravermelha.

O contrato concedido à Lufthansa Technik representa a primeira modificação do mundo de uma aeronave A350 com o sistema de autodefesa. A Lufthansa Technik equipará as três aeronaves com o sistema DIRCM gradativamente durante suas escalas regulares de manutenção.

“A Ala de Missões Especiais é responsável pelas operações de voo político-parlamentares da Alemanha. Em vista da crescente instabilidade global e dos conflitos regionais, o uso de MANPADS por atores não estatais, entre outros, representa uma ameaça concreta”, disse Michael von Puttkamer, Vice-Presidente de Serviços de Aeronaves Especiais na Lufthansa Technik.

Airbus Militar Defesa mísseis Lufthansa Technik Airbus A350 Força Aérea Alemã

Leia também

Relatório aponta falha humana em colisão envolvendo Airbus A350
Airbus A350 da Delta voará para o Brasil