Modelo inicia campanha de certificação e deve ser certificado em 2015
Redação Publicado em 25/09/2014, às 14h59 - Atualizado às 15h02
O Airbus A320neo, versão remotorizada do A320 decolou pela primeira vez às 12h do horário local (7h no horário de Brasília), de Toulouse, na França. A foi desenvolvida para obter uma redução de queima de combustível de até 15%, diminuindo em 3.600 toneladas a emissão de CO2 anual por aeronave.
Durante o voo, que levou a aeronave pelo sul da França, a tripulação explorou a operação dos sistemas e do envelope de voo, enquanto o progresso foi monitorado por especialistas em terra em tempo real via link direto de telemetria.
O pouso ocorreu às 14h22 (9h22 no horário de Brasília) após concluir com sucesso o voo de verificação. O A320neo, matrícula F-WNEO, foi equipado com os motores Pratt & Whitney PW1100G-JM. O primeiro voo teve como tripulação os pilotos de teste experimental da Airbus Philippe Pellerin e Etienne Miche de Malleray. O engenheiro de voos de teste Jean-Paul Lambert os acompanhou na cabine de comando e os engenheiros de voo de teste Manfred Birnfeld e Sandra Bour-Schaeffer monitoraram o progresso do voo.
O voo inaugural marca o início de uma campanha de testes de voo envolvendo oito aeronaves que abrangem todos os modelos da família A320neo e as duas novas opções de motor (Pratt & Whitney PW1100G-JM e CFM International LEAP-1A).
Segundo a Airbus, serão realizados aproximadamente 3 mil horas de voos de teste. O A320neo com motores Pratt & Whitney será a primeira variante da família a receber certificação de tipo, seguida por sua entrada em serviço no quarto trimestre de 2015 com a Qatar Airways.