A poderosa Pan Am encomendou seus primeiros Boeing 707 e Douglas DC-8 em 1955
Redação Publicado em 13/10/2015, às 16h00 - Atualizado às 17h19
Há exatos 60 anos, a aviação comercial mundial ingressou na era do jato. No dia 13 de outubro de 1955, a então toda poderosa Pan American World Airways encomendou 20 modelos Boeing 707 e 25 Douglas DC-8, num pedido avaliado à época em US$ 269 milhões.
Um fato curioso é que os primeiros Boeing 707 da Pan Am tinham a fuselagem idêntica às do Dash 80 (KC-135), mais estreita, que permitia apenas uma configuração de fileiras com 2+3 assentos, ante 3+3 do Douglas DC-8. Ciente da vantagem do concorrente, a Boeing reprojetou o 707 adotando uma fuselagem mais larga, comportando configurações 3+3.
Na sequência, as principais empresas aéreas do mundo seguiram a Pan Am, dando início à popularização do transporte aéreo.
O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a operar aviões a jato, quando a Varig recebeu, em 1969, seu primeiro Sud Caravelle, seguido do Boeing 707 no ano seguinte.