AERO Magazine
Busca

Mobilidade sobre trilhos

Trem do aeroporto de Guarulhos inicia testes

A primeira unidade do Aeromóvel, o trem leve que ligará terminais de passageiros do aeroporto de Guarulhos a estação da CPTM iniciou seus testes


Serão três composições do Aeromóvel destinados ao transporte de passageiros no aeroporto de Guarulhos - Divulgação
Serão três composições do Aeromóvel destinados ao transporte de passageiros no aeroporto de Guarulhos - Divulgação

A primeira unidade do Aeromóvel, o veículo para transporte sobre trilhos que ligará os terminais do aeroporto de Guarulhos (SBGR) ao trem urbano da CPTM, foi colocado sobre a linha na sexta-feira (15). O movimento do primeiro carro ocorreu ao lado do terminal de cargas do aeroporto.

Segundo o consórcio AeroGRU, que fará a operação do sistema, o veículo fabricado pela Marcopolo Rail está realizando os primeiros testes para verificação de sistemas e mobilidade.

O Aeromóvel é um trem leve, do tipo people mover (APM, na sigla em inglês), será utilizado para o transporte de passageiros, conectando os três terminais do aeroporto à linha 13 – Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que já está em operação e faz a ligação com a rede metroferroviária da Região Metropolitana de São Paulo.

aeromovel
Sistema ligará a linha 13 – Jade da CPTM aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos

A AeroGru informa que, quando estiver operacional o sistema terá capacidade de transportar 2.000 passageiros por hora em cada sentido, tendo dois veículos em operação e um reserva, com cada composição podendo transportar até 200 passageiros, mais bagagem.

O sistema completamente automatizado terá quatro estações e tempo de viagem total será de seis minutos. O veículo permitirá uma conectividade mais rápida entre os usuários do sistema ferroviário e o aeroporto, eliminando a necessidade da conexão atual feira por linhas de ônibus circulares.

Mapa Rede Metrô São Paulo
Mapa da Rede do Metrô e CPTM que atende a Região Metropolitana de São Paulo

Ao ser inaugurada em 2018, a linha 13 Jade foi amplamente criticada por não chegar até o aeroporto, com sua última estação sendo construída centenas de metros antes do Terminal 1 do aeroporto. A linha foi projetada justamente com o objetivo de permitir a conectividade do modal ferroviário ao principal aeroporto paulista, mas uma revisão no projeto inseriu a estação antes dos terminais de passageiros.

A solução foi a construção do APM, em parceria com a iniciativa priva e que finalmente permitirá os passageiros de voos domésticos e internacionais usufruirem do transporte metroferroviário. Através da Linha 13 – Jade é possível acessar toda a malha do Metrô e da CPTM.

Por Micael Rocha
Publicado em 18/03/2024, às 17h49


Mais Notícias